Tribunal de Contas de Sergipe investe em container para armazenar e proteger informações

Já se encontra em fase de instalação na sede do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe o container datacenter que irá hospedar com segurança todas as informações do órgão. Nesta semana foi feita uma operação para descarregar a estrutura de 15 toneladas que tem um investimento total de R$ 3.228.499,71, já incluindo fornecimento, instalação e treinamento dos técnicos do TCE.

De acordo com o conselheiro Clóvis Barbosa, presidente do TCE/SE, a aquisição desse tipo de equipamento tem sido uma necessidade dos órgãos públicos que almejam reduzir o risco de perda de dados e de indisponibilidade do sistema em caso de algum incidente no seu datacenter principal.

“Esse é um investimento que consideramos fundamental, sobretudo pensando no futuro da instituição. Mesmo com o orçamento congelado em relação ao ano anterior, fizemos uma economia significativa nas despesas de capital e custeio que nos permitiram essa conquista”, destacou o presidente do Tribunal.

A necessidade do container ficou evidente ainda por meio de um diagnóstico realizado pela Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT). “Foi constatado que a hospedagem dos servidores do Tribunal, do armazenamento das informações, hoje acontece de forma precária”, explicou o diretor Cláudio Luiz.

No datacenter fica concentrada toda a infraestrutura de tecnologia da informação responsável pelo armazenamento e processamento automatizado de dados de uma organização

“É uma forma moderna de proteger todas essas informações e também uma tendência mundial por ser móvel, além de mais barata que a própria sala cofre”, conclui o coordenador da DMT, Miguel Augusto.