O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo lançou na tarde desta sexta-feira (07) o programa “TCEES Sustentável”. A coleta seletiva de resíduos será a primeira ação implementada na sede do órgão. O objetivo é conter o desperdício e estimular a consciência ambiental.
Ao abrir o evento, o vice-presidente da Corte, conselheiro Sergio Aboudib, pontuou que o ambiente de trabalho também exige uma postura de preocupação ambiental por parte dos servidores. “Para construir um mundo melhor é preciso uma nova atitude em todos aos aspectos da vida, inclusive no trabalho”, destacou. Para ele, é fundamental a responsabilidade de todos para a não destruição do planeta. “Temos que pensar no hoje e também no futuro, no mundo que deixaremos para aqueles que virão”, ressaltou.
A apresentação do programa contou com a palestra da educadora ambiental Ana Cláudia Tristão, do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), que falou sobre “Sustentabilidade no ambiente organizacional: atitudes para preservar a vida”. Falando sobre a relação entre os problemas ambientais e o excesso de consumo, a palestrante frisou que para evitar o desperdício é necessário fugir do individualismo e pensar coletivamente. “Sempre pensamos que o outro deve ser responsável por limpar o que sujamos. É uma postura perniciosa. Todos nós consumimos, e o consumo nunca deixará de existir. No entanto, pequenas atitudes fazem a diferença para a sustentabilidade”.Alguns dos principais desafios ambientais do planeta foram pontuados pela educadora: poluição do ar, mudanças climáticas, falta de água e alimentos, aumento da geração de resíduos e crescimento da população.
Ao final do evento, os servidores receberam uma garrafa para que possam reutilizá-las no ambiente de trabalho, evitando o consumo de novas embalagens e copos descartáveis.
O programa
O TCEES Sustentável atuará em quatro diretrizes principais:
- Coleta solidária
Em parceria com a prefeitura de Vitória, o projeto prevê:
– Implantação da coleta seletiva do lixo gerado durante a jornada de trabalho com a adequação das lixeiras (saco de lixo preto para resíduo úmido e saco de lixo de qualquer outra cor para resíduo seco) e o treinamento de servidores e terceirizados;
– Doação de materiais recicláveis para cooperativas/associações;
– Promoção campanha para a adoção de canecas ou copos pessoais, reduzindo o uso dos descartáveis.
- Projeto Água e Eletricidade
– Promoção de campanha de conscientização para o uso eficiente e consciente de água e energia elétrica.
- Projeto Papel
– Promoção de campanha para o uso eficiente e consciente de papel (impressão frente-verso, uso folhas de rascunho para impressão, confecção de blocos de anotações com papel usado, etc.).
– Estimular o uso eficiente e consciente de impressoras (imprimir somente o indispensável, impressão em modo rascunho, etc.).
– Definição de padrões para formatação dos textos (tipo e tamanho de fonte, espaçamento, margens, impressão frente-verso, etc.) que reduzam o gasto de papel e tinta/tonner nas impressões e adotá-los nos textos institucionais.
Projeto Carona Solidária
– Instituição do “dia da carona”, pelo qual os servidores serão estimulados a oferecer carona aos colegas que morem nas proximidades de sua casa, Os participantes da campanha serão identificados por um adesivo “verde” no para-brisa do carro.