Tribunal de Contas do Piauí divulga programação especial de aniversário de 122 anos

No próximo dia 28 de agosto o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) comemora 122 anos de sua implantação e uma programação especial foi montada para celebrar a data. Criado através da primeira Constituição Republicana Estadual (Art. 98) e regulamentado pela Lei 210/1899, o TCE-PI foi o primeiro Tribunal de Contas estadual implantado no Brasil, sendo precedido apenas pelo Tribunal de Contas da União. Ao longo do tempo, atravessando três séculos, o Tribunal construiu uma história de avanço permanente no controle externo, na capacitação dos gestores públicos e no estímulo ao controle social.

A programação especial inicia na segunda-feira, dia 23, às 08h30, com a primeira edição do programa “Café com a Presidência”: um talk-show apresentado pela presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, pensado para relembrar histórias marcantes, curiosidades, além de apresentar os avanços recentes e os trabalhos pautados em planejamento. O programa será dividido em três blocos, com alguns servidores do Tribunal como convidados especiais. O “Café com a Presidência” será transmitido ao vivo pelo canal do TCE-PI no YouTube.

Na quarta, dia 25, às 09h, o TCE, por meio da Divisão de Fiscalização Especializada I – Educação, realizará uma reunião técnica com gestores municipais de 12 cidades do Piauí, para apresenta-los um acompanhamento especial na educação infantil. O Tribunal deu início a uma ação de controle para acompanhar a formulação, implementação e avaliação da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) e do cumprimento do Marco Legal da Primeira Infância por esses 12 municípios piauienses.

No dia 26, quinta-feira, o Tribunal de Contas, por meio do programa “Mais Viver”, realizará a palestra “Domine Suas Finanças”, às 10h. O evento é online e será a apresentação e primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Financeiro, destinado aos servidores do TCE-PI, com objetivo de construir um plano individual de ação para alcançar a boa saúde financeira, não ter dívidas e investir de forma inteligente. O programa acontecerá entre setembro e dezembro e será ministrado por Paulo Sérgio Castelo Branco e Antônio Henrique Lima do Vale, auditores de controle externo, além de Danilo Parente Lira, consultor técnico.

Fechando a programação especial, na sexta-feira, dia 27, às 09h30, será realizada a solenidade de Outorga do Colar do Mérito do TCE-PI Conselheiro Jesualdo Cavalcanti, no plenário do Tribunal, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube e pela TV Assembleia. Serão 29 homenageados indicados pelos membros da Corte, alusivos, também, à solenidade de 2020, dos 121 anos do Tribunal, que não foi realizada em virtude da alta no período pandêmico. Entre os homenageados, está o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques.

Os eventos serão realizados em formato virtual, cumprindo todos os protocolos de segurança e de saúde, mantendo a prevenção à Covid-19. Autoridades, imprensa e a sociedade são convidadas a acompanhar a programação de maneira remota, pelas redes sociais do Tribunal.

Confira, abaixo, a lista completa dos agraciados com o Colar do Mérito do TCE-PI.

  1. Antônio Francisco Félix de Andrade
  2. Carlos Henrique Nogueira
  3. Carmelina Maria Mendes de Moura
  4. Cinthia Maria Lages Neves
  5. Fabrícia Barbosa de Oliveira
  6. Francisco Lucas Costa Veloso
  7. Francisco Meton Marques de Lima
  8. Gardênia Maria Braga de Carvalho
  9. Gerusa Nunes Vilarinho Lira de Melo
  10. Heraldo da Costa Reis (in memoriam)
  11. João Luís Cardoso Figueiredo Júnior
  12. João Orlando Ribeiro Gonçalves
  13. José James Gomes Pereira
  14. José Lira Mendes Filho
  15. Kássio Nunes Marques
  16. Luciano Nunes Santos
  17. Luis Batista de Sousa Júnior
  18. Luiz Ayrton Santos Júnior
  19. Marcelo Magno Ribeiro Barbosa
  20. Marcos Conde Medeiros
  21. Maria da Conceição Pinheiro Gomes Lima
  22. Maria Valéria Santos Leal
  23. Paulo Márcio Sousa Nunes
  24. Raimundo Nonato da Costa Alencar
  25. Rômulo Rocha Macêdo
  26. Samuel Robson Moreira Rêgo
  27. Tiago Modesto Carneiro Costa
  28. Vilmar Barros Miranda
  29. Zulmira Lúcia Oliveira Monte


Assessoria de Comunicação do TCE-PI