Universitários farão palestras nas escolas sobre controle social

Palestra CS_TCE-TOO grupo de Estudos de Direto Administrativo (GEDA) do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP-ULBRA) ministrará palestras sobre Controle Social nas escolas de ensino médio da capital, a partir de abril. A ação faz parte de um projeto de extensão do CEULP/ULBRA em parceira com o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), que tem o objetivo de divulgar a importância e a existência de mecanismos para o exercício desse controle.
Nesta segunda-feira, 23, os quinze universitários que compõem o GEDA participaram de reunião na sede do TCE que marcou a primeira fase do Projeto. Também nesta segunda, teve início a capacitação, ocasião em que cada estudante definirá seu horário de estudo.  A coordenadora do Projeto, a assessora de gabinete, Dagmar Gemelli, também professora da turma, explicou como se dará o curso na modalidade a distância.
O chefe de divisão pedagógica do Instituto de Contas 5 de Outubro, Marcos Irondes,  destaca que a capacitação junto aos universitários, oferecida pelo Tribunal de Contas, reúne conteúdos como o  funcionamento da administração pública, origem e destinação dos recursos públicos, participação e atuação da sociedade sobre Políticas Pública, papel dos conselhos estaduais, como de Saúde, Educação e Assistência Social, entre outros. “A proposta é divulgar o controle social para reforçar a fiscalização da aplicação do dinheiro público”, ressaltou Irondes.
No próximo estágio, em abril, depois de capacitados, os universitários irão proferir as palestras nas escolas. O calendário e a quantidade de turmas serão definidos de acordo com a disponibilidade do calendário escolar.