Desde maio, servidores do Tribunal de Contas estão utilizando tablets nas auditorias in loco realizadas em todo o Paraná. Além de dispensar o uso do papel – há mais de uma década o Tribunal de Contas do Estado do Paraná adotou o processo 100% digital -, a iniciativa contribui para aumentar a eficiência e a agilidade dos trabalhos de auditoria.
Os tablets são utilizados por servidores da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) e da Coordenadoria de Obras Públicas (COP) – as duas unidades do TCE-PR que mais executam fiscalizações presenciais. Os equipamentos estão conectados à rede de dados do Tribunal. Dessa forma, permitem o acesso aos formulários e demais documentos da auditoria em curso. Possibilitam, também, conferir dados de forma digital, garantindo a autenticidade e a integridade das informações.
“O uso do tablet torna a fiscalização mais assertiva, por evitar que questões importantes sejam negligenciadas ou esquecidas, já que o preenchimento dos documentos da auditoria se dá de modo imediato”, avalia a auditora de controle externo Vivianéli Araujo Prestes, coordenadora da CAUD.
Na opinião do engenheiro civil Paulo Augusto Daschevi, coordenador da COP, o tablet trouxe uma contribuição importante na fiscalização de obras públicas in loco. O equipamento facilita a coleta de dados em campo, permitindo que os auditores percorram toda a área a ser fiscalizada com mais agilidade e praticidade.
A aquisição de tablets está de acordo com o objetivo nº 13 do Plano Estratégico 2022-2027 do TCE-PR: “Aperfeiçoar a governança de tecnologia da informação (TI) e intensificar seu uso para alavancar o desempenho dos processos de fiscalização, suporte e gestão.”
Fonte: TCE-PR