Utilização de drone em auditorias é objeto de treinamento do TCE-RO

Os órgãos de controle brasileiros estão incorporando cada vez mais novas tecnologias para aprimorar suas atividades de fiscalização. Um exemplo é o uso de drones em auditorias. Servidores do Tribunal de Contas de Rondônia participaram de um curso prático de pilotagem do veículo aéreo, promovido pela Escola Superior de Contas.

O treinamento tem o objetivo de auxiliar os profissionais na realização de atividades de auditorias e fiscalização, já que o drone possibilita a produção de informações a partir da captura e do processamento de imagens, o que amplia as possibilidades de avaliações e inspeções em trabalhos de campo. A capacitação foi ministrada pelo servidor do TCE rondoniense, Alex Sandro de Amorim, que é bacharel em Sistemas de Informação e especialista em operações e manuseio de Veículos Aéreos Não Tripulados. 

Um dos participantes foi Fernando Bordignon, auditor de controle externo que explicou exemplos práticos de como os TCs podem utilizar os drones em suas atividades no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.

O treinamento buscou habilitar os servidores por meio de conhecimento técnico e prático na utilização de drones. Além de facilitar a coleta de imagens para auditorias, a ferramenta deve promover economia de tempo, pois permite uma visualização ampla das áreas a serem auditadas, o que torna a fiscalização mais ágil e eficaz.