Valdeci Pascoal vai representar TCE de Pernambuco no Encontro de Presidentes dos TCs

Será aberto amanhã (21), em Salvador (BA), um encontro dos presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil. O de Pernambuco será representado pelo conselheiro e vice-presidente, Valdecir Pascoal, pelo fato de a presidente Teresa Duere encontrar-se fora de Pernambuco.

O evento será aberto às 17h pelo presidente do TCE-BA, conselheiro Zilton Rocha, seguindo-se uma palestra do presidente do Instituto Ruy Barbosa, Severiano Costandrade e um jantar em homenagem ao ministro Benjamin Zymler que se despediu em dezembro passado da presidência do TCU. Zymler foi substituído pelo ministro Augusto Nardes.

O encontro propriamente dito visando ao aprofundamento das discussões internas sobre a importância do controle externo para a gestão pública terá prosseguimento, amanhã, com uma palestra do presidente da Atricon (Associação dos Tribunais de Contas), conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT) sobre a agenda da entidade para este ano de 2013. A palestra terá início às 9h30.

Às 10h, o mestre em gestão de pessoas Vinicius Nejaim (SE) falará sobre “Melhorias no desempenho através de programas de  Relacionamento Interpessoal” e às 11h o especialista em Direito Público Jair Santana (MG) sobre “Os Tribunais de Contas e as ações de políticas públicas”.

O encontro prosseguirá no período da tarde com palestra do desembargador Cláudio Brandão (RJ) sobre “Licitações e Contratos: O ‘melhor’ controle pelos Tribunais de Contas. Em seguida, André Araújo Molina (BA) falará sobre “Programa de Capacitação Continuada – Possibilidades”, encerrando a programação do dia.

No sábado, às 10h, o Encontro será encerrado com uma palestra do auditor do TCU, Odilon Cavalari, sobre “Processo nos Tribunais de Contas: A defesa dos Tribunais em Juízo”.

O JANTAR – Benjamim Zymler será homenageado pelos conselheiros presidentes dos TC’s pela boa relação que teve com eles durante o seu mandato como presidente do TCU.

Ele foi substituído pelo ministro Augusto Nardes, que é gaúcho de Santo Ângelo e está no colegiado desde 2005. Nardes é formado em Administração de Empresas e pós graduado em estudos do desenvolvimento, em Genebra, na Suíça.

Antes de chegar ao TCU, ele foi deputado estadual por duas vezes e deputado federal em três legislaturas.

Indicado pelo seu então partido, à época, para uma das vagas pertencentes à Câmara Federal, ele foi escolhido ministro do TCU com 203 votos em eleição direta e secreta.

FONTE: Gerência de Jornalismo (GEJO)

Leave a Reply