VI ENTC debate os desafios para a inovação no setor público

Os dilemas e os desafios da inovação na relação entre a gestão e o controle foi o tema do painel do coordenador de Estudos e Políticas de Estado e Democracia no Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (Ipea), Pedro Luiz Cavalcante (Fotosáudio e vídeo), na manhã desta sexta-feira (30/11), durante o  VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VI ENTC), realizado em Florianópolis (SC). A atividade foi mediada pela conselheira substituta do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Ana Cristina Moraes Warpechowski.

O coordenador do IPEA destacou que entender o papel do Estado nesse cenário de inovações é fundamental para gerar resultados. “As ideias são o ponto de partida, mas é necessário conhecer o problema de forma aprofundada para gerar respostas capazes de atender às necessidades dos cidadãos. A implantação e o acompanhamento dos resultados são as etapas que apresentam os maiores desafios hoje”, disse.

Para o palestrante, a realidade cultural e econômica das diferentes regiões do país devem ser levadas em consideração. “Precisamos superar a ideia de que existem modelos estanques para a resolução de problemas, a partir de exemplos de outros países. Temos diferenças enormes entre os nossos Estados. Nossa realidade é diversa”, destacou.

Pedro Luiz Cavalcante é Doutor em Ciência Política (UnB), com pós doutorado na Columbia University; Mestre em Ciência Política, com especializações em Administração Pública pela EBAPE/FGV e Gestão e Políticas Públicas, na Enap, e pertence à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento.

No encerramento do painel, o conselheiro Sebastião Carlos Ranna, do TCE/ES, expôs as novas diretrizes do Projeto Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas do Brasil  (QATC). São elas:  Governança, Transparência, Gestão fiscal, Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público, Acompanhamento das decisões e de Gestão de Pessoas.

Com o tema “O Futuro dos Tribunais de Contas, a inovação, integração, prevenção e eficiência”, a programação contemplou conferências, painéis, palestras, mesa redonda, além de eventos paralelos organizados por áreas temáticas. Ao todo, envolveu a participação de 800 pessoas, entre servidores dos 34 tribunais de contas do país e de outras instituições.

O VI ENTC foi realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Tribunal de Contas  de Santa Catarina (TCE/SC), de 28 a 30 de novembro. Contou com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

 

Texto: TCE/MT.

 

Produção multimídia:

– Confira a declaração de Pedro Luiz Costa Cavalcanti, representante do Ipea/DF (Áudio e Vídeo)

– Ver todas as fotos