Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul é avaliado por comissão nacional da Atricon

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) recebeu a visita de integrantes do Comitê Gestor da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) responsável por avaliar a qualidade e agilidade do controle externo.

O grupo, formado por quatro conselheiros e três assessores dos tribunais do Piauí, Roraima e Pernambuco participou de uma reunião de apresentação da atual estrutura organizacional do Tribunal e de seu modelo de controle durante a manhã e, após uma avaliação prévia, visitou setores da Casa.

A avaliação será realizada com base em 20 critérios que envolvem estratégia e desenvolvimento organizacional, normas e metodologia de auditoria, administração e estrutura de apoio, recursos humanos, liderança, comunicação e transparência das Cortes de Contas. Também serão analisadas a agilidade no julgamento de processos e na apreciação de denúncias e consultas, e a observância das regras para composição dos Tribunais, acompanhamento de decisões, súmulas e jurisprudência.

O Comitê Gestor é formado por 12 conselheiros e seis técnicos, entre eles, o presidente do TCE-RS, Cezar Miola e a auditora e assessora da Presidência, Débora Pinto da Silva. O grupo está distribuído em seis equipes que estão avaliando 26 dos 34 TCs que aderiram ao processo de avaliação. Os resultados serão anunciados durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, de 3 a 6 de dezembro, em Vitória (ES).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Priscila Oliveira)

Leave a Reply