TCM-SP conquista a manutenção da Certificação ISO 9001 na versão 2008

Presidente Edson Simões realiza a abertura dos trabalhos, dando
boas vindas ao auditor da BSI

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo assegurou a manutenção da Certificação ISO 9001, versão 2008, após avaliação de conformidade realizada, nos dias 9 e 10 de setembro, pela British Standards Institution (BSI). O auditor da entidade certificadora inglesa, Rodrigo Moreira Martinez, constatou a adequação e eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade do Tribunal, bem como a inexistência de qualquer não conformidade na Subsecretaria de Fiscalização e Controle – SFC, Gestão das Relações do Trabalho – GRT e Coordenadoria VI, áreas auditadas na oportunidade.

Na reunião de abertura dos trabalhos, o presidente Edson Simões deu as boas vindas ao auditor da BSI, salientando que “as portas do TCM estão sempre abertas à entidade certificadora, que contribui sobremaneira com este Tribunal na busca pela excelência no desempenho de suas atribuições constitucionais”.

Durante o encontro marcado para a entrega do relatório conclusivo da auditoria, o secretário geral do TCM, Murilo Magalhães Castro, ressaltou que manter a Certificação ISO 9001 é uma grande honra. “A cada ano que passa, o Tribunal está ainda mais interessado em cumprir as regras, em atender as exigências, para receber, em oportunidades assemelhadas a esta, a manutenção da certificação, que é motivo de muito orgulho”, concluiu.

O técnico da BSI, Rodrigo Martinez, disse ter gostado bastante das áreas auditadas e dos respectivos gestores. Ele elogiou especialmente o GRT, que apresentou rapidamente vários dados solicitados de surpresa. “Conseguiram mostrar de maneira muito ágil e eficiente tudo o que eu precisava ver, melhor do que muitas empresas, gostei muito do que pude observar”, avaliou. Martinez disse, ainda, que, apesar das particularidades do Tribunal e da grande quantidade de interfaces presentes, foi apresentado um resultado bastante satisfatório. “Percebi, após um ano da última vez em que estive aqui, que realmente houve uma evolução nos controles”, finalizou o auditor da BSI.

De posse da palavra, o subsecretário de Fiscalização e Controle, Lívio Mário Fornazieri, fez questão de felicitar os servidores da SFC. “Parabenizo especialmente o pessoal da Secretaria pelo esforço contínuo, por sempre buscarem o aprimoramento das nossas atividades, pela preocupação em desenvolver permanentemente um trabalho melhor”, destacou Lívio. Ele agradeceu também o apoio prestado pelo Escritório da Qualidade, “que tem procurado estabelecer uma verdadeira parceria com a SFC, para que possamos tratar dos assuntos referentes à qualidade”.

O coordenador do Escritório Técnico da Qualidade, Oswaldo Bertinato Junior, afirmou ter gostado muito da presente auditoria realizada pela BSI. “Deveria servir de espelho para as nossas auditorias internas, ela analisa todo o processo, com uma grande amplitude”, salientou.

Realizadas a cada 6 meses, as auditorias da BSI têm como objetivo checar se o sistema de Gestão da Qualidade encontra-se implementado adequadamente, se está em pleno desenvolvimento e se possui condições de continuar certificado, tendo como parâmetro as normas da ISO 9001. A próxima inspeção no TCM deverá ocorrer em março de 2014.

Leave a Reply