Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Público pode contribuir nas ações do TCM-CE por aplicativo

APLICATIVO TCM CEARAO Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) lançou um novo aplicativo para tablets e smartphones que amplia as possibilidades de interação da população cearense com o órgão. O serviço está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser encontrado nas respectivas lojas com o nome “TCM Ceará”.

Por meio do novo canal, qualquer pessoa pode comunicar à Ouvidoria do TCM-CE irregularidades relacionadas à administração pública municipal, inclusive enviando fotos. As informações recebidas podem contribuir para o trabalho de controle que é feito pelo Tribunal sobre os recursos públicos. O espaço também permite solicitação de informações, reclamações, sugestões e elogios.

“O que queremos”, explica o presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar, “é facilitar a participação do cidadão na nossa atividade”. Na visão do dirigente, “a população, por estar mais próxima da rotina de prefeituras e câmaras, representa um agente que pode fazer a diferença na eficiência das fiscalizações”, avalia.

Nos primeiros sete meses deste ano, o TCM-CE fez 5.522 atendimentos por meio de sua Ouvidoria. O número representa 20% a mais do que foi feito no mesmo período do ano passado. Os principais assuntos foram solicitação de informação (82,4%), consulta (8%) e comunicação de irregularidade (4,1%).

O aplicativo também oferece outras funções que ampliam o acesso a serviços do Tribunal. Dentre elas, destacam-se a recém divulgada relação de gestores com contas rejeitadas (incluindo a situação dos processos de cada um deles), consulta processual e informações institucionais.

Outras funcionalidades estão sendo desenvolvidas para incrementar o produto com novos serviços ao público.

Mais recentes

Bets: TCE-MG suspende patrocínio de R$ 32 milhões de governo de Minas a clubes de futebol

Atricon discute parcerias com representantes de entidades ligadas à educação

Atricon participa de Congresso da FENASTC

Projeto Destrava ganha novas adesões para a retomada de obras inacabadas no Brasil

TCE-MG revela geografia de urgências e prioridades de Minas Gerais

Leia também

Bets: TCE-MG suspende patrocínio de R$ 32 milhões de governo de Minas a clubes de futebol

O relator da ação, conselheiro substituto Licurgo Mourão, determinou a imediata suspensão de sua execução financeira e vedou a realização de quaisquer pagamentos, transferências de recursos ou desembolsos.

Atricon discute parcerias com representantes de entidades ligadas à educação

O superintende Executivo do Instituto Unibanco e professor da Fundação Dom Cabral, Ricardo Henriques, e o consultor sênior em Educação da Comissão Europeia e Pesquisador do Lapope/UFRJ, João Marcelo Borges, visitaram a sede da Atricon, em Brasília.

Atricon participa de Congresso da FENASTC

O evento, realizada no sábado (31), em Porto Alegre (RS), teve como tema “Construir Tribunais de Contas a serviço da cidadania e da democracia” e reuniu representantes de entidades sindicais, servidores e integrantes do Sistema de Controle Externo brasileiro.