Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-PI: Audiência vai apresentar diagnóstico da Limpeza Pública no Estado

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realiza nesta segunda-feira, 24, audiência pública sobre limpeza pública urbana, ocasião em que será apresentada a conclusão da auditoria feita nos 224 municípios piauienses. Trata-se do mais completo  diagnóstico já feito no estado, para avaliar a qualidade desse tipo de serviço e a satisfação da população. Gestores municipais, membros do Ministério Público e a comunidade em geral, estão sendo convidados para a audiência.

A auditoria avaliou todas as despesas públicas realizadas para a manutenção da limpeza pública, no exercício de 2011 e incluiu a análise técnica, em que foram observados a licitação, a execução, as licenças ambientais, os contratos para terceirização e  a gestão dos serviços. Durante as  inspeções in loco,os auditores do TCE puderam avaliar se os serviços de limpeza pública foram realmente efetivados, em confronto com as informações declaradas pelos gestores. Também foram verificados, o atendimento das exigências legais ( trabalhistas, ambientais e sanitárias).

Para a realização do trabalho de auditoria, os técnicos do TCE utilizaram como referência a Lei dos Resíduos Sólidos (Lei Nacional nº 12.305/10), que estabelece responsabilidades compartilhadas entre governo, indústria, comércio e consumidores sobre o destino final do lixo. De acordo com a Lei, o prazo para o fim dos lixões termina em 2014. Até lá, os municípios devem aperfeiçoar a destinação dos resíduos sólidos, criando aterros sanitários que obedeçam às regras de saneamento e tratamento.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LIMPEZA PÚBLICA URBANA
Dia 24 de junho de 2013
às 8:30h
Auditório do TCE

Mais recentes

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

TCE-PB institucionaliza Programa LiberTCE para incentivar a leitura e a ressocialização nos presídios

Edilberto Pontes, diretor da Atricon, será homenageado por mestrandos da FGV

TCE-AC participa de lançamento de ações do CNJ para reduzir superlotação e ampliar oportunidades de trabalho nos presídios

Presidente Edilson Silva aborda atuação dos TCs brasileiros durante seminário internacional em Lisboa

Leia também

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.

TCE-PB institucionaliza Programa LiberTCE para incentivar a leitura e a ressocialização nos presídios

O projeto existe no TCE-PB desde 2019 e, com a aprovação da resolução, passa a ter caráter permanente. A iniciativa prevê a arrecadação gratuita e voluntária de livros doados por pessoas físicas e jurídicas, membros e servidores do Tribunal, entre outros.

Edilberto Pontes, diretor da Atricon, será homenageado por mestrandos da FGV

A solenidade será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), no dia 4 de dezembro.