Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Ouvidoria do TCESP realiza quase 20 mil atendimentos em nove meses

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou um total de 19.934 atendimentos nos três primeiros trimestres deste ano. O número já é quase duas vezes e meio superior ao das consultas recebidas ao longo de 2016, quando foram registradas 8.285 solicitações. Durante esse perídio, agosto foi o mês com maior demanda, contabilizando 3.030 questionamentos.

Relatório elaborado pelo órgão revelou ainda que no primeiro trimestre – de 9/1 a 31/3 – a Ouvidoria respondeu a uma média de 51,35 dúvidas por dia útil. No segundo semestre (de 01/04 a 30/6), esse número aumentou para 135 atendimentos. Já no período de 1/7 a 30/9, a média ficou em 133 consultas.

Analisando apenas os dados do último trimestre é possível notar que foram efetuadas, no total, 8.621 solicitações à Ouvidoria do TCESP. A maioria delas (6.763) estava relacionada a suporte técnico. Entre os canais de relacionamento disponibilizados pelo Tribunal, o Portal foi o que recebeu mais demandas – 824. Em seguida, aparece o WhatsApp, com 428 questionamentos, e o telefone 0800, com 281 chamados.

“O incremento observado do primeiro para o segundo e terceiro trimestres deveu-se à incorporação dos dados referentes às demandas por suporte técnico”, explicou Zilter Bonates da Cunha, Ouvidor do Tribunal. “Se não levarmos em conta os atendimentos relacionados aos suportes técnicos, teria havido uma redução dos atendimentos prestados em relação ao primeiro trimestre”, completou o Ouvidor.

. Dúvidas

Do total de solicitações recebidas no terceiro trimestre, 75,48% partiram de cidadãos, 22,33% de órgãos fiscalizados e 2,19% de funcionários da Corte de Contas paulista. Excluídas as demandas por suporte técnico, os pedidos de esclarecimento foram o maior motivo de busca pela Ouvidoria.

Dúvidas a respeito de concursos, denúncias e representações foram as demandas mais recorrentes. O Sistema de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (Audesp) e a procura de acompanhamento processual também aparecem entre os temas frequentes.

“Considero positiva a diminuição do volume de atendimentos, pois demonstra que a comunicação com os cidadãos está mais eficiente, notadamente a Página Eletrônica do TCESP e, em especial, a disponibilização do Portal da Transparência, que veio agregar considerável massa de informações às já disponíveis”, avalia o Ouvidor da Corte de Contas paulista.

. Contatos

Implantada em abril de 2015, a Ouvidoria do TCESP surgiu como um novo instrumento de comunicação entre a sociedade e a Corte de Contas paulista. Além de assegurar a todos os interessados o direito à informação, o órgão recebe reclamações, sugestões, elogios, críticas e outras solicitações – inclusive de suporte técnico – relacionadas ao Tribunal de Contas.

Para entrar em contato com a Ouvidoria, basta enviar mensagem para o e-mail [email protected] ou para o número (11) 99508.7638, no aplicativo WhatsApp. Ligações telefônicas podem ser feitas para 0800.8007575.

O atendimento, das 8h00 às 17h00, também ocorre de forma presencial na Avenida Rangel Pestana, 315, no 7º andar do prédio sede. Mais informações podem ser obtidas no site www.tce.sp.gov.br/ouvidoria.

Mais recentes

TCE-BA lança podcast “Conta pra Gente” e estreia com debate sobre preconceito contra o Nordeste

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 68/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 67/2026

Nota Pública

Atricon participa do primeiro Seminário Brasil-Itália de Direito e Controle, em Lecce

Leia também

TCE-BA lança podcast “Conta pra Gente” e estreia com debate sobre preconceito contra o Nordeste

Produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) por iniciativa da Presidência, o programa busca aproximar a instituição da sociedade, apresentando projetos, ações e debates que ajudam a compreender o papel do controle externo e sua relação com o cotidiano dos cidadãos.

Nota Pública

A Atricon, diante das notícias sobre a operação realizada nesta quinta-feira (29/10) pela Polícia Federal no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), manifesta publicamente sua preocupação com os fatos.

Atricon participa do primeiro Seminário Brasil-Itália de Direito e Controle, em Lecce

Na abertura, o presidente Edilson Silva falou sobre o papel da entidade na articulação do Sistema de Controle Externo brasileiro e sobre a importância da cooperação internacional