O Programa Agente de Controle 2020, iniciativa do Instituto Plácido Castelo (IPC), Escola de Contas do TCE Ceará, qualificou estudantes do município de Irauçuba, na manhã desta segunda-feira (19/10). Na oportunidade, foram capacitados os alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) de Irauçuba.
Participaram da ação, 80 estudantes de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. No conteúdo programático, foi apresentado o trabalho do TCE Ceará, informações sobre controle social dos gastos públicos e protagonismo juvenil.
O diálogo com os estudantes foi realizado pelo coordenador-geral do IPC, Juraci Muniz, pelo gerente Pedagógico do Instituto, Pedro Henrique Camelo, e pelo colaborador do IPC, Alisson Maciel (os dois últimos, instrutores do Programa). A mediação foi conduzida pela professora Germana Mota e acompanhada também pela coordenadora da disciplina de Cidadania, Lurdeleite Mota.
“As escolas estaduais, dentro dos currículos escolares, têm o eixo de cidadania. São aulas semanais voltadas a essa disciplina. Então, eles convidaram o TCE, através do programa Agente de Controle, para realizar esse diálogo com os estudantes”, explicou Alisson Maciel.
A iniciativa foi parabenizada por professores e estudantes, que deixaram suas impressões no chat interativo: “Aula show! Precisamos de mais momentos assim. Só temos a agradecer”, destacou Aglairian Barroso Caetano. “Ótima aula”, agradeceu Germana Maria Mota.