Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

“Eixos Temáticos de Atuação do Ministério Público de Contas” é tema de Fórum Nacional em Fortaleza

Educação, saúde, meio ambiente, orçamento. Estes são alguns dos Eixos Temáticos de Atuação do Ministério Público de Contas, a serem discutidos em Fortaleza, entre os dias 7 e 9 de dezembro, durante o XI Fórum Nacional do Ministério Público de Contas.

O encontro, que está com inscrições abertas por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), do Instituto Plácido Castelo (IPC), é uma realização da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, e do Ministério Público Especial que atua junto à Corte cearense, com o apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC).

O Encontro é voltado aos Procuradores e servidores do MPC, Conselheiros, Conselheiros Substitutos e servidores dos Tribunais de Contas.

A abertura está marcada para 10h30, do dia 7/12, no Plenário do Tribunal (Rua Sena Madureira, nº 1047 – Centro de Fortaleza). Após a formação da mesa de autoridades, haverá palestra da procuradora do MPC de São Paulo, Élida Graziane Pinto.

Na programação, constam ainda três painéis:

  • 7/12 – às 15 horas – Painel I – Eixos fundamentais de atuação do MPC: Meio Ambiente, Controle Externo e Desenvolvimento Sustentável

Painelistas:

Rholden Botelho de Queiroz – Conselheiro do TCE Ceará

Ruy Marcelo Alencar de Mendonça – Procurador do MPC-AM

Christiane Roberta Gomes de Farias Santos – Promotora do MP-PE

  • 8/12 – às 15 horas – Painel II – Eixos fundamentais de atuação do MPC: Educação

Painelistas:

João Augusto Bandeira de Mello – Procurador do MPC-SE

Cibelly Farias – Procuradora do MPC-SC

Gregório Grisa – Professor do IFRS

Idilvan Martins – Deputado Federal

  • 8/12 – às 16h30 – Painel III – Eixos fundamentais de atuação do MPC: Orçamento Público e Direito Financeiro.

Painelistas:

Edilberto Carlos Pontes Lima – Presidente do IRB / Vice-Presidente do TCE Ceará

Rodrigo Medeiros Lima – Procurador MPC-TCU

Felipe Scudeler Salto – Analista do Senado Federal / Secretário de Fazenda do Estado de SP

Mauro Benevides Filho – Deputado Federal

A palestra de encerramento e as atividades externas do Fórum acontecerão às 18h, do dia 8/12, com explanação do Senador Randolfe Rodrigues. Para mais informações, acesse o portal da Ampcon.

Fonte: TCE-CE

Mais recentes

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Tribunais de Contas são incentivados a apoiar fortalecimento de bibliotecas públicas municipais

Oportunidade na área de Comunicação: TCE-RO busca talentos para ampliar diálogo com sociedade

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

Vice-presidente Gilberto Jales representa a Atricon em entrega de Carta de Compromissos do Gaepe-RN

O GAEPE-RN entregou a Carta de Compromissos pela Educação do RN aos candidatos ao Governo do Estado e colheu suas assinaturas. O documento reúne prioridades para a gestão estadual de 2027 a 2030.

ProConselhos: Em “live”, TCE-PR orienta conselhos municipais sobre nova avaliação

Os presidentes dos conselhos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social do Paraná têm até 28 de setembro para responder ao formulário do ProConselhos, nova avaliação instituída pelo TCE-PR para medir a estrutura, a atuação e a capacidade de fiscalização desses órgãos nos 399 municípios paranaenses.