O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson de Sousa Silva, participou, nesta quinta-feira (22), de audiência no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Na ocasião, Edilson de Sousa Silva foi recepcionado pelo presidente do TCE, Renato Martins Costa, pelo conselheiro Dimas Ramalho, que assumiu o cargo de Diretor de Relações Internacionais na nova composição da Atricon, e pelo procurador do Ministério Público de Contas (MPC) Thiago Pinheiro Lima.
Durante a reunião, foram tratados diversos temas, dentre eles a realização de ações conjuntas entre as 33 Cortes de Contas do Brasil; desenvolvimento de atividades de aperfeiçoamento e integração dos membros dos TCs; e a capacitação, intercâmbio de informações entre instituições e membros da entidade.
Ao falar sobre o encontro, o presidente da Atricon disse que, além de tratar sobre projetos futuros e ações conjuntas, a audiência teve como propósito cumprimentar a Corte pelos 100 anos de atividades, que serão comemorados no dia 6 de maio.
“O nosso primeiro compromisso oficial teve como objetivo parabenizar a Corte de Contas paulista por seu centenário – esta data tão efusiva e tão festiva e importante para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Nos orgulha ter um Tribunal que realiza suas ações com muita eficiência e devoção nos 100 anos de existência”, destacou.
Para o presidente do TCE-SP, Renato Martins Costa, ‘a visita representa uma imensa honra para o órgão e para o Estado de São Paulo’, comentou. “Pudemos alinhavar, desde já, algumas ações conjuntas que já prenunciam uma gestão exitosa e preocupada, não só com a defesa das prerrogativas e das competências constitucionais dos Tribunais de Contas, mas uma gestão voltada para os aspectos operacionais das nossas Cortes. E o TCE-SP quer se alinhar permanentemente a essas ações”, afirmou Renato Martins Costa.
Após a agenda, Edilson de Sousa Silva participou de entrevista do programa Controle Externo – conteúdo, produzido pela Diretoria de Comunicação Social do TCE-SP, pela Rede TCE-SP – transmitido na grade da TVAlesp e exibido pelos parceiros associados: Associação Brasileira de Televisões e Rádios (TVAstral), Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo (ACESP) e 111 TVs de Câmaras Municipais.
Fonte: TCE-SP, com alterações