Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Atricon inicia entendimento com BID para financiar fortalecimento de auditorias dos TCs

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está estudando a possibilidade de financiar o fortalecimento da capacidade de auditoria das instituições de controle externo, além do custeio e convergência, para o padrão mundial, da avaliação da qualidade e agilidade dos Tribunais de Contas realizada pela Atricon. O BID já sinalizou que essa iniciativa coincide com a política da instituição.

Os entendimentos foram iniciados na quarta-feira (20/11), com reunião do vice-presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Valdecir Pascoal, e do auditor de controle externo Luiz Genédio Mendes Jorge (TC-DF) com o especialista líder em Gestão Financeira da representação do BID em Brasília, German Zappani.

Na reunião, ficou estabelecido, para viabilidade da parceria, que a Atricon buscará a convergência da avaliação da qualidade e agilidade realizada neste semestre, em 28 dos 34 Tribunais Contas, para o conceito mundial denominado revisão de pares e segundo o padrão denominado SAI-PMF.

O SAI-PMF destina-se a propiciar avaliação de alto nível de desempenho das Entidades de Fiscalização Superiores – EFS (no nosso caso, dos Tribunais de Contas de Estado, Distrito Federal e Municípios) – tendo em conta as boas práticas estabelecidas pela INTOSAI.

Mais recentes

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

34 anos de Atricon: nova sede amplia a capacidade de atendimento ao Sistema Tribunais de Contas

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

Leia também

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

O evento reuniu conselheiros, conselheiros substitutos, ministros, auditores, servidores e representantes dos Tribunais de Contas de todas as regiões brasileiras e também de Cortes internacionais, além de autoridades dos Poderes da República.

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Durante o seu pronunciamento, o presidente Edilson Silva disse que é necessário pressionar e, ao mesmo tempo, apoiar os gestores públicos para transformar a realidade atual por meio da cooperação.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

O Plenário da Câmara dos Deputados foi espaço para sessão solene em homenagem aos 34 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na…