TCE-SP recebe comissão da Atricon que avalia qualidade nos TCs

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) recebeu, nesta quarta-feira (21/8), integrantes da Comissão de Garantia de Qualidade do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A comitiva realizará a avaliação do órgão e apresentará contribuições e sugestões no sentido de aprimorar a qualidade e celeridade das auditorias e dos julgamentos.

As comissões são compostas por membros de Tribunais de Contas do Brasil e Auditores de Controle Externo, originários de 32 Cortes distintas. As visitas técnicas serão realizadas em todos os órgãos de controle externo até 4 de outubro.

A delegação da Atricon foi composta pelo Conselheiro Antonio Renato Alves Rainha (TC-DF), pelo Conselheiro-Substituto Flávio Monteiro de Andrada Luna (TCM-GO); e pelos Auditores Henrique Pereira Santos Filho (TCE-BA), Luiz Genédio Mendes Jorge (TC-DF) e Roberto Tenório de Albuquerque (TCE-BA).

O Presidente do TCE, Conselheiro Renato Martins Costa, acompanhado de técnicos e Diretores, recepcionou, às 9h00, na sala de reuniões da Presidência, os membros da subcomissão de garantia da qualidade, que, ao longo de 2 dias, se reunirá com setores e áreas da Corte de Contas paulista para avaliar diretrizes visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

. Marco de Medição

O MMD-TC é um instrumento de avaliação que visa verificar o desempenho dos Tribunais de Contas, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas, de fiscalização e julgadoras. O projeto também dará visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle. 

A ação conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC).

Fonte: TCE-SP