Membros da Atricon e de TCs se reúnem com o ministro Vital do Rêgo, futuro presidente do TCU

Membros da Diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e de diversos Tribunais de Contas se reuniram com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo. O encontro com o futuro presidente do TCU ocorreu nesta quinta-feira (24), durante a XXXIII Assembleia Geral da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS), no Panamá.

A conversa, que contou também com a participação do ministro Augusto Nardes, girou em torno da importância de uma atuação conjunta entre TCU e todos os outros TCs, capitaneada pela Atricon. Um dos projetos mencionados já em andamento e realizado em parceria é o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), referência nacional.

Os participantes da reunião puderam conhecer um pouco do que o ministro Vital do Rêgo pensa para sua futura gestão, que deve ser marcada por “colaboração e cooperação”. A ideia é que o TCU estreite ainda mais suas parcerias com todos os Tribunais de Contas e a Atricon para atuar de modo preventivo e efetivo na garantia da execução de políticas públicas.

O presidente da Atricon, Edilson Silva, considerou o encontro muito positivo. “Como Atricon, reafirmamos a intenção de realizar mais parcerias e ter ainda mais proximidade com o TCU, o que já vem sendo feito na gestão do ministro Bruno Dantas e de outras gestões”, afirmou.

Na oportunidade, Edilson Silva destacou três auditorias de caráter nacional que serão realizadas em conjunto com todos os TCs: uma relacionada ao combate à violência contra as crianças; e outras duas que levem ao melhoramento de políticas públicas voltadas para saúde e educação das crianças.

Rede Integrar

Constituída pela Atricon, pelo TCU e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), a Rede Integrar também foi mencionada no encontro. O desejo, nesse quesito, é fortalecer a rede para atuar no aperfeiçoamento da gestão pública, na prevenção ao desperdício do dinheiro público e na asseguração de políticas públicas mais efetivas.

>> Leia também: Próxima Assembleia da OLACEFS será em Fortaleza (CE), em 2025

>> Leia também: Atricon marca presença na Assembleia Geral da OLACEFS, no Panamá

>> Leia também: Diretor da Atricon faz palestra na Assembleia da OLACEFS, no Panamá