TCE-RO: Atricon participa do lançamento de guia sobre Inteligência Artificial

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participou do lançamento do Guia de Uso da Inteligência Artificial (IA) Generativa Ativa. O evento, realizado nesta segunda-feira (18), é uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) com o Ministério Público de Contas (MPC-RO).

Edilson Silva, presidente da Atricon

Edilson Silva afirmou que o Guia é um instrumento fundamental para nortear o uso da IA nas atividades da Corte. “Regras e princípios claros ajudarão os servidores a adotarem essas ferramentas no exercício de suas funções”, explicou. “Esse Guia servirá exatamente para isso”.

Durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), realizado entre os dais 11 e 14 de novembro, a Atricon lançou um catálogo sobre o uso de inteligência artificial pelos Tribunais de Contas. “Estamos caminhando para uma nota recomendatória indicando caminhos, princípios e regras para uma boa prática do uso dessa tecnologia de maneira responsável”, adiantou Edilson Silva. “É fundamental o uso dessas ferramentas, sempre sob o controle do ser humano”, concluiu.

Por sua vez, o presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, disse ser o Guia um marco essencial para garantir que a IA seja usada de forma segura, técnica e em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “Temos de garantir o respeito às leis existentes, protegendo as informações e dados sob nossa responsabilidade”, lembrou. “O TCE-RO está na vanguarda e atua para melhorar a qualidade de vida do cidadão, por meio do controle externo qualificado”, finalizou, na companhia do procurador-geral do MPC-RO, Miguidônio Loiola.

Fotos: TCE-RO