TCU formaliza adesão ao IRB fortalecendo o Sistema de Controle Externo brasileiro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oficializou sua adesão ao Instituto Rui Barbosa (IRB), em decisão anunciada nessa quarta-feira (27/11), em sessão plenária. A assinatura do termo de adesão foi realizada pelo presidente do TCU, Ministro Bruno Dantas, consolidando a parceria entre as instituições.

A integração do TCU ao IRB é um marco significativo para o fortalecimento do Sistema de Controle Externo brasileiro e reforça a união entre as instituições que têm a missão constitucional de zelar pela boa e correta aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade, a partir do aprimoramento da gestão pública e fortalecimento da Democracia.

Essa parceria institucional consolida uma relação já existente entre o IRB e o TCU, que historicamente tem colaborado em diversas iniciativas, disponibilizando sua estrutura física para sediar eventos de relevância nacional promovidos pelo IRB, além de contribuir com a participação ativa de seus Ministros e Auditores na disseminação de conhecimentos técnicos em cursos, palestras e seminários. A formalização da adesão amplia as possibilidades de cooperação em projetos estratégicos voltados à inovação e capacitação.

Para o presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, a adesão do TCU reforça o papel do Instituto como “farol” de boas práticas e ações integradas no âmbito do Controle Externo. “O Tribunal de Contas da União é uma referência nacional e internacional no campo de Auditoria, Governança e Avaliação de Políticas Públicas. Sua adesão ao IRB representa um avanço significativo para fortalecer a troca de experiências e a busca por soluções inovadoras para os desafios contemporâneos da sociedade e da gestão pública”, destacou.

Além de contribuir para a capacitação técnica e o aperfeiçoamento profissional, a parceria entre as instituições deve fomentar o desenvolvimento de novos estudos e metodologias no exercício do Controle Externo. A integração fortalece a rede de colaboração entre os Tribunais de Contas, contribuindo para a uniformidade de procedimentos e o aprimoramento da fiscalização pública em todas as esferas de governo.

Com a adesão formalizada, o IRB e o TCU reafirmaram seu compromisso com a promoção de ações conjuntas e estratégicas, essenciais para a melhoria da gestão pública no Brasil. A iniciativa demonstra a importância da união entre as instituições que compõem o Sistema de Controle Externo, consolidando esforços em prol da transparência, eficiência e responsabilidade na Administração Pública.

Com informações do IRB