O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) um pedido de renovação, por mais um ano, da cessão de servidores dos Tribunais de Contas brasileiros selecionados para o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). Na solicitação, a Corte também expressou a intenção de integrar mais servidores ao projeto. Os novos integrantes foram escolhidos entre os auditores previamente indicados pelos TCs em fevereiro de 2024.
No documento recebido pela Atricon, o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, salientou que a experiência adquirida pelos servidores em um ambiente internacional de alta complexidade fortalece as capacidades institucionais dos órgãos de origem. “Esta iniciativa promove o intercâmbio de boas práticas e a aplicação de metodologias avançadas que aprimoram a fiscalização e o controle externo no Brasil”, afirmou.
Em atendimento à solicitação, a Atricon e o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil (CNPTC) encaminharam ofício conjunto aos Tribunais de Contas a fim de garantir a renovação, até junho de 2026, da cessão dos servidores que já integram o projeto.
Em relação aos novos auditores selecionados, um Termo de Adesão deverá ser firmado a fim de formalizar a participação no projeto. Com isso, passarão a integrar o Conselho os auditores André Mendes Maske (TCE-RJ), Leandro Marques (TCE-SC), Marcelo Magalhães (TCDF) e Patrícia Pinto Bergson (TCMRio).
Segundo o presidente da Atricon, Edilson Silva, a renovação e o reforço expressam o reconhecimento do TCU à qualificação e ao trabalho de excelência desenvolvido pelos auditores indicados e evidencia o sentimento de unidade e a integração do Sistema Tribunais de Contas do Brasil. “A atuação colaborativa entre o Tribunal de Contas da União e os demais Tribunais de Contas brasileiros é exitosa, profícua e demonstra a união de esforços dirigida ao aprimoramento e à qualificação do controle externo brasileiro, agora com experiência internacional”, ressaltou.
O presidente do CNPTC, Luiz Antonio Guaraná, destacou que a renovação da parceria demonstrou, mais uma vez, a qualidade dos quadros técnicos das Cortes de Contas e felicitou os participantes. “Parabenizo o valioso trabalho de todos os servidores e servidoras que integram as equipes responsáveis por auditar os programas, fundos e missões da ONU”.
Confira os auditores que compõem o Conselho desde 2024
