Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-PB reúne servidores em workshop para avaliar o Planejamento Estratégico no período 2016/2023

reuniao-11(2)Sessenta e cinco servidores, entre procuradores, auditores, diretores, chefes de departamentos e assessores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, estão participando, entre os dias 9, 10 e 11, de um workshop, para debater e definir as diretrizes do Planejamento Estratégico do órgão, visando o período 2016/2023. Coordenam os trabalhos os facilitadores, César Gláucio Torquato Reginaldo e Ricardo Barbosa Villaça, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte. O evento acontece no Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede do TCE, das 09 às 12h, e 14 às 17h.

Reunidos em grupos, os colaboradores, servidores do Tribunal, iniciaram as atividades, conhecendo as ferramentas de planejamento estratégico, que serão utilizadas pelos facilitadores para aferir as atividades da Corte de Contas paraibana, face aos indicadores de desempenho apontados pelo método BSC, metodologia de medição e gestão desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton. O plano de trabalho foi elaborado a partir de pesquisa interna realizada para ouvir todos os segmentos do TCE, entre conselheiros, procuradores, auditores e demais servidores, com o propósito de avaliar os resultados estratégicos do atual plano de ação.

 Nos dois primeiros dias de atividades, os grupos avaliaram tópicos das ferramentas na estratégia de atuação do Tribunal de Contas do Estado, ressaltando na primeira etapa os três principais temas que representam a identidade da instituição: Missão, Visão e Valores, tópicos que estabelecem os objetivos institucionais, tendo a missão como motivação existencial, a visão na busca objetiva de suas pretensões e os valores que representam os princípios éticos e norteadores das mais importantes ações e qualidades da instituição.

Com base nos questionamentos, resultantes de pesquisa interna, realizada junto ao corpo funcional do TCE, os grupos redefiniram os temas e consolidaram 10 questões a serem discutidas, no tocante às ações que irão nortear o alinhamento dos processos de estratégias e metas, referenciadas pelos produtos definidores do mapa estratégico, resumidos na análise dos ambientes internos e externos, objetivos, indicadores, iniciativas, metas de longo prazo, ações e atividades.

Mais recentes

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

TCU sediará lançamento de livros em outubro

Leia também

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

O encontro reunirá representantes do BID, membros e servidores de Tribunais de Contas e profissionais que atuam na fiscalização de projetos financiados, total ou parcialmente, com recursos do banco.

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Entre os apoiadores da atividade estão a Atricon, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

A iniciativa pretende ampliar a efetividade, a transparência e a cobertura do acompanhamento das políticas públicas educacionais por meio da atuação coordenada das instituições que integram a Rede Integrar.