Aplicação Lince permite que TCM-PA faça apuração em tempo real

A aplicação Lince, desenvolvida pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) possibilita ao corpo técnico do Tribunal acompanhar, em tempo real, os processos de prestação de contas, licitações e cadastramento de unidades jurisdicionadas, e alteração de ordenadores de despesas. Para realizar essa funcionalidade, o Lince integra todos os sistemas envolvidos com o controle externo: e-Contas, SPE Remessa, SPE Tramitação, SIP, REI, Mural de Licitações e Unicad. A denominação da aplicação se deve ao fato do lince ser um animal conhecido por sua visão excepcional.

Segundo o presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda, o Lince possibilita a exibição da apuração para todos os exercícios e o mapeamento de todas as competências a serem entregues no exercício selecionado. Daniel Lavareda destacou que o Lince, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), tem ampla funcionalidade, como a exibição de informações sobre a adimplência, inclusive com gráficos (remetidos e não remetidos), e exibe também informações sobre a tempestividade, com gráficos (envio dentro ou fora do prazo).

A aplicação Lince oferece a possibilidade de filtro por Controladoria, e exibe a ficha da remessa, com informações sobre a mesma. Por exemplo, caso a remessa seja intempestiva, calcula quantos dias há de atraso. Outra vantagem é que todos os documentos enviados são disponibilizados para download. Por outro lado, os extratos de conformidade (utilizados no checklist do SPE Tramitação) são integrados.

Outra novidade é o rastreamento interno da remessa. O corpo técnico do Tribunal pode saber onde ela está: se foi enviada, autuada no SIP, processada, ou se está disponível no REI ou no SPE Tramitação. O Lince melhorou também a funcionalidade de impressão da tabela de apuração.