Aprovada Resolução que atualiza Política de Comunicação Institucional do TCE Ceará

Está atualizada a Política de Comunicação Institucional do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. O texto foi aprovado pelos conselheiros durante o expediente da sessão extraordinária mista do Pleno, realizada nesta terça-feira (10/8), por meio da Resolução Administrativa nº 16/2021, após apresentação feita pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora.

A Política de Comunicação Institucional do Tribunal tem a finalidade de propor, estabelecer, coordenar, implementar e acompanhar as diretrizes e estratégias de comunicação que objetivam orientar, de forma transparente e tempestiva, o relacionamento do órgão com seus diversos públicos estratégicos, alinhadas aos princípios que norteiam a administração pública e a legislação do órgão.

A iniciativa considera, ainda, que a comunicação é ferramenta estratégica de gestão e governança, e essencial para fortalecer o relacionamento e o diálogo com os públicos interno e externo do TCE Ceará.

A Assessoria de Comunicação, conforme previsto na Resolução, promoverá a divulgação tempestiva das ações de controle externo, incluindo orientações por meio de produção de matérias que informem a sociedade sobre os resultados das instruções e julgamentos, destacando os benefícios gerados para a sociedade e os jurisdicionados. Caberá aos responsáveis pelas unidades enviar à Ascom informações pertinentes para subsidiar a produção das matérias.

A Resolução Administrativa nº 16/2021 está alinhada com o Plano Estratégico do órgão para o período de 2021-2026, que definiu a nova identidade organizacional do TCE. Um dos principais objetivos estratégicos é o fortalecimento da comunicação institucional perante a sociedade e o aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência, orientações e ações de controle social.

Plano de Comunicação 2021

Compete à Assessoria de Comunicação divulgar a Política de Comunicação Institucional e o Plano de Comunicação Social do TCE Ceará 2021, publicado como Anexo Único da Resolução nº 16/2021. Também cabe à Ascom revisar e atualizar anualmente, por meio de Portaria do Presidente, o Anexo Único da Resolução.

O Plano de Comunicação Social 2021 contempla as ações de divulgação, com indicadores e metas para atender às necessidades do TCE Ceará. O documento está estruturado em sete partes: fundamentos e diretrizes gerais; metodologia; objetivos; a assessoria de comunicação; ações estratégicas – 2021; ações programadas – 2021; e indicadores e metas.

Acesse aqui a íntegra do Plano de Comunicação Social 2021.

Saiba mais: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4653-aprovada-resolucao-que-atualiza-politica-de-comunicacao-institucional-do-tce-ceara