TCE-SC realiza sessão especial em homenagem aos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) realizará, no dia 11 de agosto (quarta-feira), sessão especial telepresencial em homenagem ao bicentenário de nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro — Anita Garibaldi —, a ser celebrado em 30 de agosto. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal do TCE/SC no Youtube, a partir das 13h30. Na oportunidade, serão inaugurados o Jardim, a Galeria e a Estante de Anita. Também haverá a entrega de honrarias a personalidades e a apresentação de clipes musicais do coral Hélio Teixeira da Rosa. A iniciativa integra o calendário dos eventos comemorativos aos 65 anos do órgão de controle externo. 

Na sessão ordinária telepresencial desta segunda-feira (2/8), o presidente da Corte catarinense, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, convidou os integrantes do Pleno, os servidores e o público externo para prestigiarem o ato que faz parte da programação nacional e internacional das celebrações alusivas ao bicentenário de nascimento da Heroína dos Dois Mundos. “A realização dessa sessão especial é uma forma de valorizar o papel histórico da revolucionária catarinense, que lutou pela causa republicana, tanto no Brasil quanto na Itália, em prol das liberdades dos povos e da justiça social — valores e princípios que devem ser norteadores da atuação das cortes de contas —, bem como uma oportunidade para homenagear personalidades que são importantes referências para o nosso sistema de controle externo”, enfatiza.  

A “Honraria do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina” é composta por réplicas, em miniatura, da “Estátua de Anita Garibaldi” e do quadro “Proclamação da República Juliana”, e por um diploma. A comenda é concedida a pessoas que prestam relevantes serviços ao Sistema de Controle Público, ao combate à corrupção e ao aprimoramento das relações institucionais (Saiba mais).  

Durante a sessão especial, serão agraciados os presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (TCM/GO), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE/PB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), conselheiro Thiers Vianna Montebello (TCM/RJ), do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Lelis Bonilha (TCE/PR), e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), procuradora-geral de Contas de Santa Catarina, Cibelly Farias. Ainda receberão a honraria, os conselheiros Valdecir Fernandes Pascoal (TCE/PE), Edilson de Sousa Silva (TCE/RO) e Sebastião Helvecio Ramos de Castro (TCE/MG).

O Jardim, a Galeria e a Estante de Anita fazem parte da exposição permanente que o TCE/SC está organizando na sede da Instituição, em Florianópolis, em função dos 65 anos da Corte catarinense. Sob a coordenação da Comissão Organizadora das Atividades Comemorativas, estabelecida pelas Portarias 62/2020 e 274/2020, a exposição tem a curadoria das professoras doutoras Sandra Makowiecky e Juliana Crispe Pereira. A pesquisa histórica está sendo feita pela Dra. Nelma Baldin e o projeto cenográfico vem sendo executado pelo arquiteto Marcos Carioni de Castro.  

Concebido a partir de referências que remetem à trajetória de Anita Garibaldi, desde sua cidade natal, Laguna, até o local de seu falecimento, Mandriole, na comuna italiana de Ravenna, em 1849, o Jardim está localizado no térreo do bloco A do prédio do Tribunal, em um pequeno pátio interno. Ao lado dele, está a Galeria, com a reprodução de quadros que têm relação com as narrativas sobre a heroína. 

Já a Estante foi colocada na Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa, localizada no bloco A. O acervo é composto por obras em português de escritores de diversas nacionalidades — ao todo, são 41 livros, 9 periódicos e 1 gravação de vídeo —, que retratam a vida e os feitos de Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva e enaltecem os atos de bravura da lagunense durante as batalhas que enfrentou. Ela também lutou, no Brasil, contra a monarquia na campanha da Revolução Farroupilha, e, no Uruguai, pela independência e soberania daquele país; e se envolveu diretamente nos conflitos durante o processo de unificação da República da Itália.  

“Cada um dos autores que se dedicaram a apresentar, interpretar e representar Anita Garibaldi deixaram-se levar, naturalmente, por suas motivações e convicções, o que gerou contradições”, destaca o servidor Rogério Guilherme de Oliveira, integrante da comissão organizadora das atividades em função dos 65 anos do TCE/SC. “Valores republicanos e dedicação ao esposo revolucionário fizeram desta mulher uma ilustre catarinense, reconhecida como a mãe da Pátria Italiana”, salienta.  

Outra homenagem à heroína será feita a partir da veiculação de dois clipes produzidos pelo Coral Hélio Teixeira da Rosa exclusivamente para a sessão, com as músicas “Saudades de Laguna”, de Pedro Raimundo, com solo da servidora Cristina de Oliveira Rosa, e “Anita Guerreira, heroína da Pátria Brasileira”, composta por Rogério Guilherme, que executa o solo. As duas têm o arranjo do regente Giovane Cascaes Pacheco. 

Fonte: https://www.tcesc.tc.br/tcesc-realiza-sessao-especial-em-homenagem-aos-200-anos-de-nascimento-de-anita-garibaldi