Assinado termo de cooperação do XXIX Congresso dos TCs do Brasil

Os presidentes da Atricon, Valdecir Pascoal, do TCE-GO, Kennedy Trindade e do TCM-GO, Joaquim Castro Neto, e da Audicon, Marcos Bemquerer, assinaram, na manhã desta sexta-feira (18), o termo de cooperação para realização do XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil. O documento ainda será assinado pelos presidentes do IRB, Sebastião Helvécio, e da Abracom, Thiers Montebello. O congresso acontecerá de 22 a 24 de novembro, nas dependências do TCE-GO, em Goiânia.

Na reunião, o presidente Valdecir Pascoal agradeceu aos conselheiros Kennedy Trindade e Joaquim Castro Neto “pela calorosa acolhida em Goiânia” e afirmou que “este será, sem sombra de dúvidas, um dos melhores entre todos os Congressos dos Tribunais de Contas do Brasil”. Valdecir Pascoal fez um agradecimento especial à conselheira-substituto Heloísa Helena Godinho, a quem definiu como “uma trabalhadora incansável na diretoria da Atricon e na organização do XXIX Congresso”.

Os líderes das entidades realizadoras aprovaram as linhas gerais da programação e a temática “Controle Externo: aprimoramento na adversidade”. Essa temática ficou caracterizada na escolha do ipê amarelo, árvore típica do cerrado, como elemento principal da logo do evento. “O ipê amarelo é uma árvore que floresce na seca, quando toda a vegetação do cerrado já perdeu sua folhagem, o que o torna uma metáfora perfeita do momento pelo qual passam os Tribunais de Contas: reconhecemos as adversidades, mas queremos mostrar que não estamos parados, vamos perceber a crise como uma oportunidade para nos aprimorar ainda mais”, explicou Valdecir Pascoal.

O escritor moçambicano Mia Couto é o primeiro palestrante confirmado do XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil. Mia Couto fará a Conferência Magna.

MONITORAMENTO – Na quinta-feira (17), a diretoria da Atricon realizou sua terceira reunião, em 2017, para o monitoramento do Plano de Gestão 2016-2017 da associação. Membros de Tribunais de Contas de todo o país apresentaram o andamento e encaminhamentos dos projetos sob suas responsabilidades.

Participaram da reunião o vice-presidente, conselheiro Valter Albano (TCE-MT), o ministro-substituto Marcos Bemquerer (representando o 2º vice-presidente Weder de Oliveira), conselheiro Francisco Netto (TCM-BA), conselheiro Carlos Ranna (TCE-ES), conselheiro Fábio Túlio Nogueira (TCE-PB), conselheiro Paulo Curi (TCE-RO), conselheiro Gilberto Jales (TCE-RN), conselheiro Paulo Roberto Alves (TCE-RN), a conselheira-substituta Heloísa Helena Godinho (TCE-GO), a conselheira Soraia Victor (TCE-CE), o conselheiro-substituto Jaylson Campelo (TCE-PI), o conselheiro Kennedy Barros (TCE-PI), o conselheiro-substituto Luiz Henrique Lima (TCE-MT), o conselheiro Renato Rainha (TC-DF) e o conselheiro Cezar Colares (TCE-PA).