Atricon apresenta ações de enfrentamento a fake news ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República 

O presidente da Atricon, Cezar Miola, esteve reunido em Brasília com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, para apresentar as iniciativas da entidade voltadas ao enfrentamento das fake news.

As ações estão detalhadas na Nota Recomendatória nº 3 de 2023, que reúne 33 itens que foram recomendados aos Tribunais de Contas com o objetivo de estimular a ampliação do acesso da sociedade a serviços públicos e a informações capazes de inspirar o exercício da cidadania. 

O presidente da entidade, Cezar Miola, traçou um paralelo entre o avanço da tecnologia e a transparência pública no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça e estimulou a participação da sociedade na fiscalização dos portais.

A nota recomendatória trata de temas como transparência, combate à desinformação, ética e outros. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, destacou o impacto da atuação dos Tribunais de Contas quanto a estas pautas no boletim.

O documento da Atricon destaca que a comunicação pública deve acompanhar as constantes transformações da sociedade, já que é por meio dela que as instituições se relacionam com a população, seja informando sobre diferentes ações e serviços ou criando canais de escuta e de diálogo constante.