O vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson de Sousa Silva, e servidores do Tribunal de Contas de Rondônia, realizaram, nos dias 14 e 15 de junho, visitas técnicas ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para tratar da atuação conjunta dos órgãos de controle nas ações desenvolvidas pelas duas instituições.
No TCU, os representantes da Atricon e do TCE-RO se reuniram com servidores da Secretaria de Controle Externo (Secex) da Agricultura e do Meio Ambiente, na tarde da última quarta-feira (14). A unidade é especializada na fiscalização da gestão da agricultura e do meio ambiente, no âmbito federal.
Durante o encontro, o vice-presidente da Atricon ressaltou a relevância da atuação conjunta e do compartilhamento de experiências entre os Tribunais de Contas: “Precisamos estreitar a comunicação entre as equipes técnicas. A troca de experiências ajuda no aprimoramento das ações de controle”, disse.
Nesta quinta-feira (15), o grupo foi recebido pelo secretário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima , André Lima. Dentre os assuntos discutidos, foram destacadas ações para o desenvolvimento da Amazônia Legal como a governança climática, a regularização fundiária, a defesa das unidades de conservação e os mecanismos econômicos para remuneração dos serviços ecossistêmicos.
Ao final, as instituições se comprometeram a compartilhar as ações em planejamento para atuação conjunta.
Com informações do TCE-RO.