Atricon inicia avaliação de qualidade do TCMRio

A Comissão de Garantia da Qualidade da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) deu início nesta quarta-feira (07/08) à avaliação do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) no âmbito do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).

Sob a coordenação do conselheiro Joaquim de Castro Neto (TCM-GO), a equipe iniciou os trabalhos pela manhã, acompanhada por Carlos Werneck, coordenador do Núcleo de Planejamento Estratégico (NPG) do TCMRio e membro indicado para o MMD-TC.

Aproveitando que era dia de Sessão Ordinária do Plenário, o presidente do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, convidou a equipe, que também inclui o conselheiro Ricardo Torres (TCM-SP), o conselheiro-substituto Alberto de Abreu (TCE-AL) e as auditoras de controle externo Milene Barbosa (TCM-BA), Priscila Borges (TCM-GO) e Risodalva de Castro (TCE-MT), para assistir à sessão.

Ao abrir a 24ª Sessão Ordinária, Guaraná anunciou a avaliação do TCMRio nos próximos dois dias, dando as boas-vindas à equipe e desejando sucesso no importante trabalho. Ele ressaltou que, em toda avaliação, há alunos que evitam testes e outros que gostam de demonstrar suas habilidades e conhecimentos. “O TCMRio é do segundo tipo, que adora passar por avaliações e mostrar o alto nível de qualidade de seu Corpo Técnico”, destacou.

Promovido pela Atricon, o Marco de Medição de Desempenho é o principal instrumento de avaliação dos órgãos de controle, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das rotinas administrativas, de fiscalização e julgadoras em âmbito nacional, além de identificar boas práticas que possam ser disseminadas entre os tribunais. A Comissão avaliará o desempenho do TCMRio nos últimos dois anos.

Os indicadores para o ciclo de avaliação de 2024 foram divulgados antecipadamente em setembro de 2023, permitindo aos Tribunais de Contas implementarem melhorias com maior antecedência.

O ciclo do MMD-TC será concluído com a divulgação dos resultados consolidados durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que ocorrerá de 11 a 14 de novembro em Foz do Iguaçu (PR). As notas divulgadas serão importantes para identificar necessidades de avanço ou destacar práticas que possam ser replicadas e compartilhadas pela sua eficiência em todo o Sistema de Contas.

Fonte: TCMRio