Atricon, IRB e Abracom participam de reunião com o presidente do Senado

Os presidentes eleitos e as diretorias da Atricon, Cezar Miola (TCE-RS), do IRB, Edilberto Pontes (TCE-CE) e da Abracom, Joaquim Castro (TCM-GO) estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (24), com o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco. O encontro também teve a participação dos senadores Davi Alcolumbre e Marcos Rogério.

 
Durante a audiência, o presidente do Senado destacou a essencialidade dos órgãos de controle e a importância da articulação institucional promovida pela Atricon na qualificação do serviço público. “Os Tribunais de Contas, além de fiscalizar as ações implantadas, têm um grande potencial no campo da orientação, o que leva à prevenção de muitas ocorrências”, disse.

 
O presidente da Atricon, Cezar Miola, ressaltou que os competentes quadros de membros e técnicos do sistema de controle externo estão à disposição do Congresso para contribuir nas abordagens de matérias relevantes que tramitam no Casa Legislativa. “Além disso, podemos trabalhar conjuntamente na elaboração de estudos e participar de fóruns e debates nos quais sejam discutidos temas relacionados à administração e a governança pública. Cezar Miola também lembrou da relevância de uma mobilização para se estruturar os sistemas de controle interno de muitos Municípios, onde ainda persistem carências.

 
“A atuação conjunta e colaborativa entre as instituições é fundamental para a prevenção de possíveis irregularidades na administração pública. Quando prevenimos o dano, não apenas contribuímos para uma economia aos cofres públicos mas também para um ambiente de confiança e de integridade ”, complementou o vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson Silva (TCE-RO). Ele também ressaltou atuações que estão sendo planejadas para os próximos meses pela entidade, como no caso do transporte coletivo urbano.

 
Ao comentar acerca do encontro, o presidente do IRB, Edilberto Pontes referiu que “foi uma reunião importante para o controle externo. O presidente do Senado foi muito receptivo. Diversos encaminhamentos de cooperação entre a Casa Legislativa e os Tribunais de Contas foram tratados. O Instituto Rui Barbosa também deseja contribuir nas agendas relevantes para o país”, declarou.

 

O aperfeiçoamento e a qualificação do serviço público por meio da promoção de atividades das Escolas de Contas e das Ouvidorias dos Tribunais foram aspectos lembrados pelo diretor de Relações Políticos Institucionais da Atricon, Michel Houat (presidente do TCE-AP).

 

 

 

Foto: Mariana Leal