Atricon participa de encontro sobre TI promovido pelo TCE-PE

Segurança e Privacidade de Dados, Inovação Tecnológica e Governança de TI são os temas do 5º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas do Brasil que acontece até amanhã (16), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), no Recife. O evento é promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

O encontro tem como público alvo servidores dos Tribunais de Contas, em especial os que atuam com tecnologia da informação. O objetivo é facilitar a integração e a comunicação das áreas de TI para enfrentar os desafios da atualidade. A coordenação é do Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos Tribunais de Contas do Brasil do IRB, presidido pelo conselheiro Carlos Neves (TCE-PE), com o apoio da Atricon, Abracom, CNPTC e OAB-PE.

A abertura será realizada pelos presidentes do Tribunal do TCE- PE, Ranilson Ramos, e da Atricon, Cezar Miola, e do IRB, Edilberto Lima, e pelo conselheiro Carlos Neves. Em seguida, o diretor presidente do Porto Digital-Recife, Pierre Lucena, palestrará sobre o tema ‘Porto Digital e o ecossistema de tecnologia do Recife’.

Quatro mesas temáticas discutirão Inovação, Governança de TI, Segurança da Informação e Soluções de Gestão Processual. Entre os debatedores estão o professor da Universidade de São Paulo (USP), Luciano Vieira de Araújo; os diretores de Tecnologia da Informação, Fábio Xavier (TCE-SP) e Licardino Pires (TCE-GO) e Ed Wilson (TCE-PB) ; os auditores de Controle Externo do TCM-GO, Robson Cardoso Vieira e Henriques Moreira Turibio, e do TCE-PR, Evaldo Luís Moreno Silva; e o supervisor de inovação do Departamento de Computação da UFRPE, George Valença; entre outros especialistas e representantes de TCs de todo o país.

O encerramento contará com palestras do empresário do setor de TI e comunicações, Fernando Teco Sodré, e do diretor de Produtos da empresa Neurotech, Rodrigo Cunha, que falará sobre ‘Ciência de Dados’. A Neurotech é voltada à criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data.

Fonte: TCE-PE (com edições).