Foto: Stéff Magalhães – Ascom/MDHC
O presidente da Atricon, Cezar Miola, participou, nesta terça-feira (19), da solenidade de instalação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF). O colegiado de natureza consultiva funcionará no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República com o objetivo de contribuir para a internalização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no país e estimular a sua implementação em todas as esferas de governo e junto à sociedade civil.
Composto por 84 integrantes em divisão paritária entre governo e sociedade, o grupo também irá acompanhar, difundir e dar transparência às ações realizadas para o alcance das metas da Agenda 2030 e ao progresso no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Comissão visa atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No total, são 17 ODS globais até o momento; porém, o Brasil visa implementar também o 18º, que se refere à Igualdade Racial.
Os 17 ODS são voltados à erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.
Fonte: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania