O presidente da Atricon, Cezar Miola, participou da cerimônia de lançamento do projeto Educa Mais RS, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre. O evento, que foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), começou na terça-feira (11) e se encerrou nesta quarta (12).
O programa Educa Mais RS objetiva contribuir para o desenvolvimento da educação no estado. Baseado em análises, o TCE-RS convidou municípios gaúchos com maior potencial de avanços no aprendizado para o maior número de alunos. De acordo com os realizadores, por meio do projeto, os municípios receberão mentoria de gestão educacional durante seis meses com a participação de especialistas e de técnicos do TCE-RS.
O presidente Cezar Miola manifestou satisfação em ver o plenário do MPRS lotado, indicando a relevância da política pública. “Precisamos de muitas coisas na política pública da educação. Às vezes, dinheiro, noutras, aprimoramento da gestão e de governança”, destacou.
Miola parabenizou, ainda, os municípios que estão engajados na ação, que propicia discussão de práticas e alternativas de soluções baseadas em evidências. O Educa Mais RS também é considerado uma oportunidade para compartilhar boas experiências com os demais participantes.
Para o presidente do TCE-RS, Alexandre Postal, a iniciativa é um importante passo para a instituição colaborar para a melhoria dos indicadores educacionais no Estado.
No evento foi assinado um protocolo de intenções entre o TCE-RS e a Universidade de São Paulo (USP). Através desta parceria, cada município participante terá a oportunidade de elaborar um plano completo de aprendizagem dos alunos e receber certificação de Cidade Educadora. Além disso, a USP vai oferecer um curso de formação para diretores de escolas.
Fonte: TCE-RS