O vice-presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Carlos Neves, representa a entidade no XI Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas – Bibliocontas, que acontece na sede do Tribunal de Contas do estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), em Natal. Com o tema central “Gestão do conhecimento e a inovação nas unidades de informação dos Tribunais de Contas”, o evento começou nesta quarta-feira (15) e vai até a próxima sexta-feira (17).
Durante a solenidade de abertura do Fórum, o vice-presidente da Atricon, Carlos Neves, falou sobre a importância do acervo histórico dos Tribunais, e também sobre a relevância dos bibliotecários na gestão e preservação dos conteúdos documentados.
Além de falar sobre a importância da memória para a história, o vice-presidente da Atricon também comentou sobre as transformações que o mundo está passando com a popularização e expansão das ferramentas digitais. “Mesmo que a gestão dos documentos esteja no ambiente digital, esses arquivos que existem não deixarão de ser importantes”, ponderou Carlos Neves ao salientar que a proteção da memória dos dados dos Tribunais de Contas representa também a memória dos dados das contas públicas do Brasil.
Ainda durante a abertura do evento, o presidente do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvecio de Castro, falou que as bases de dados dos TCs são fundamentais para que os Tribunais se posicionem como “guardiões da verdade“. Com esta preservação, as Cortes de Contas se classificam como detentoras das informações mais preciosas das contas públicas, possibilitando uma melhor atuação no combate às fake news e demais formas de desinformação.
A mesa da solenidade de abertura do evento contou ainda com as presenças do vice-presidente do TCE-RN, Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, da coordenadora da Rede Bibliocontas e coordenadora da biblioteca do TCE-RN, Michele Rodrigues Dias, do deputado estadual do Rio Grande do Norte George Soares, que representou a presidência da Assembleia Legislativa, e do conselheiro substituto do TCE-RN Antonio Ed Souza Santana.
O Bibliocontas
A 11ª edição do Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) em parceria com o IRB, por meio do Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento.
O já tradicional encontro ocorre a cada dois anos, com a presença de membros, servidores e colaboradores dos Tribunais de Contas que atuam nas áreas de Gestão da Informação, do Conhecimento e da documentação, em especial nas bibliotecas, arquivos e centros de memórias desses Tribunais.
O evento visa proporcionar, por meio do alto nível dos palestrantes e da seletividade dos temas debatidos, atualização aos participantes, bem como, a consolidação da integração entre as Unidades de Informação dos Tribunais de Contas participantes, além, de permitir o compartilhamento mútuo de conhecimentos e de favorecer a disseminação de informações relativas ao controle externo exercido pelos Tribunais.
*Com informações do TCE-RN