O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, compôs, nesta quarta-feira (30), a mesa da solenidade de abertura do XIV Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (Congresso Internacional CQ), que acontece em Maceió (AL).
Em sua fala, Edilson Silva salientou a importância da realização do evento para discutir a qualidade do gasto público em tempos de constantes desafios econômicos e fiscais e ressaltou a importância do congresso como um espaço de troca de ideias, inovação e construção de soluções que contribuam para uma gestão pública mais eficiente e responsável.
“A contabilidade e o controle de custos são essenciais não só para o cumprimento da responsabilidade fiscal, mas também para assegurar que cada recurso público seja aplicado com eficiência e transparência, gerando impactos positivos na vida dos cidadãos”, afirmou.
Ao concluir a sua fala, o presidente da Atricon também reafirmou o compromisso da entidade, como representante dos Tribunais de Contas brasileiros, com o fortalecimento da governança pública, promovendo a integridade e o controle rigoroso das finanças públicas.
Nesta quinta-feira (31), a partir das 16h30, o diretor de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon José de Ribamar Caldas Furtado ministrará a palestra “A Evolução da Legislação Aplicável”, que será o primeiro tema do Painel 8. Na sequência, o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes Lima, abordará a Reforma Orçamentária pela visão do controle externo.
Congresso Internacional CQ
O evento, que ocorre anualmente desde 2010, propõe o diálogo entre estado, governo e sociedade na busca por estratégias e soluções para a melhoria da qualidade nos gastos públicos. O Congresso vai até a próxima sexta-feira (1º) e conta com a participação de profissionais da gestão pública, contadores, pesquisadores, alunos e cidadãos em geral, além de trabalhar em parceria com importantes instituições atuantes nas áreas de contabilidade, finanças, orçamento, controles e governança aplicados ao setor público.
A edição deste ano é uma realização do Instituto Social Iris, da Associação Brasileira de Contadores Públicos (ABCP), do governo do Estado de Alagoas, do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL) e da Escola de Contas Públicas José Alfredo de Mendonça, do TCE-AL. O evento conta com o apoio da Atricon e do Instituto Rui Barbosa (IRB).