Atricon faz pesquisa com membros dos TCs

Na próxima segunda-feira (09) os membros dos Tribunais de Contas do Brasil receberão pelo telefone celular, via WhatsApp, um link que dá acesso a um questionário com questões relevantes a respeito do Sistema Tribunais de Contas. A ideia é conhecer o que pensam sobre as atividades que executam, quais são as suas expectativas, se consideram que impactam na democracia e se estão em consonância com os interesses da cidadania.

O estudo usará a plataforma Google Forms, o que assegura o absoluto anonimato dos respondentes. A pesquisa, a primeira do gênero no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros, é uma iniciativa da Atricon, sob a coordenação do conselheiro Cezar Miola (TCE-RS) e supervisão técnica do jornalista e doutor em Sociologia, Marcos Rolim, servidor do TCE-RS, e de sua colaboradora, doutora em Sociologia, Daiana Hermann, conforme definição constante na Portaria Atricon Nº 15/2019.

Para o presidente Fábio Nogueira, o estudo contribuirá com o processo de aperfeiçoamento do Sistema Tribunais de Contas, facilitando o planejamento institucional a partir do perfil, que será revelado pela pesquisa. Em Ofício Circular dirigido aos Tribunais de Contas (Nº 015/2019), o presidente solicitou que as respostas sejam remetidas até o dia 15 de setembro.

Com informações do TCE-RS