Atricon salienta importância do TCU no MMD-TC

Cumprindo o calendário da aplicação 2019 do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas, a Atricon iniciou, na manhã desta segunda-feira (19), os procedimentos de validação das informações da avaliação do Tribunal de Contas da União. A abertura dos trabalhos foi acompanhada pelo presidente da Corte, Ministro José Mucio e pelo presidente Fábio Nogueira.

As atividades no TCU estão sendo conduzidas pela Comissão de Garantia da Qualidade do MMD-TC, formada pelos Conselheiros Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES); Edilson de Souza Silva (TCE-RO); e Joaquim Kennedy Nogueira Barros (TCE-PI); pelos Conselheiros Substitutos Jaylson Fabianh Lopes Campelo (TCE-PI); e Julival Silva Rocha (TCE-PA); e pelos Auditores de Controle Externo Luiz Genédio Mendes Jorge (TC-DF); Paulo Eduardo Panassol (TCE-RS) e José Luciano Sousa de Andrade (TCE-PB).

O presidente Fábio Nogueira salientou a importância da participação do TCU nos procedimentos de avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas, “pelo histórico secular que faz da mais Alta Corte do país uma referência no processo de aperfeiçoamento do Sistema”.

De acordo com Fábio Nogueira, a presença do TCU, além de valorizar a ferramenta, confirma a união existente no Sistema Tribunais de Contas, que se reflete no compartilhamento de boas práticas de Controle Externo e nas ações que são fruto de acordos de cooperação técnica.

Essa visão foi corroborada pelo Ministro José Mucio. “Unidos, os Tribunais de Contas alcançam resultados mais efetivos na precípua missão constitucional de resguardo dos recursos públicos”, comentou o presidente do TCU.

ASCOM/ATRICON (Ridismar Moraes) 19 de agosto de 2019.