Atricon vai organizar evento sobre auditoria em 2013, em parceria com Ministério da Previdência Social

A Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Ministério da Previdência Social (MPS) vão realizar, em 2013, um evento nacional direcionado aos Tribunais de Contas brasileiros.O objetivo será debater parcerias na fiscalização dos Regimes Próprios de Previdencial Social (RPPS), o funcionamento do sistema de informações de todos os servidores públicos em nível nacional e definir a realização de capacitações de auditores dos TCs em auditoria nas áreas relacionadas à previdência. O entendimento nesse sentido foi firmado nesta terça-feira, 23 de outubro, entre o presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim, e o secretário de Políticas de Previdência Social do MPS, Leonardo José Rolim Guimarães.

O encontro foi solicitado pelo dirigente do MPS. O conselheiro Antonio Joaquim estava acompanhado na reunião pelo conselheiro substituto Ronaldo de Oliveira (TCE-MT), que ficou encarregado de organizar a pauta com a SPPS/MPS em nome da entidade. O presidente da Atricon disse também que o Instituto Rui Barbosa, entidade de estudos e pesquisas dos Tribunais de Contas, será chamado para compor o grupo de trabalho responsável pela organização do evento.

“Temos a obrigação de participar e compartilhar informações, pois temos todos um único patrão, que é o cidadão. Não tem sentido os órgãos e entidades que representam o setor público ficarem cada qual fazendo uma atividade, sem se integrar”, disse o conselheiro, ao ouvir de Leonardo Guimarães as dificuldades que o Ministério da Previdência Social encontra para alinhar entendimentos com todos os demais entes públicos. Para o secretário, a parceria com a Atricon vai otimizar sobremaneira a ação da previdência.

 

Leave a Reply