Atendendo convite do Coordenador de Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial, Miguel-Santiago Oliveira, o presidente da Atricon , conselheiro Valdecir Pascoal, visitou a instituição no último dia 28, acompanhado do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Luís Genédio Mendes Jorge, que também participa da Atricon no programa QATC.
Na reunião, o conselheiro Valdecir Pascoal foi convidado a ministrar palestra em evento internacional, a ser realizado em Brasília pelo Banco Mundial e que tem como tema central as oportunidades de melhoria na atuação dos órgãos de controle interno.
Na ocasião, foi mencionada a convergência entre as iniciativas do Banco Mundial para fortalecimento dos sistemas de controle interno, e as Resoluções da Atricon, que objetivam incentivar a institucionalização e efetiva implementação dos sistemas de controle internos públicos, exigidos pela Constituição. O presidente apresentou aos participantes a publicação da Atricon “Diretrizes para o Aprimoramento dos Tribunais de Contas do Brasil” e discorreu sobre as principais iniciativas de otimização dos trabalhos dos Tribunais de Contas, bem como sobre o Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas – MMD-TC.
O representante do Banco Mundial informou sobre o desenvolvimento de metodologia de avaliação dos órgãos de controle interno, a qual será enviada à Atricon para possível aperfeiçoamento das Resoluções pertinentes ao tema. Por fim, foi sugerida a criação, após a realização do citado evento, de um grupo de trabalho para ocupar-se da constante melhoria das atividades dos sistemas de controles internos e externos.
O presidente Valdecir Pascoal agradeceu o convite, enalteceu a importância das parcerias e disse que iria discutir com a Diretoria da Atricon a melhor forma se cooperação.