Banco Internacional de Desenvolvimento credencia TCE-RS para realizar auditorias independentes

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) foi credenciado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para realizar auditorias independentes nos contratos de financiamento firmados pelo banco no Rio Grande do Sul. A atividade terá início com a fiscalização da execução do Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal (Profisco/RS).

A avaliação do BID sobre as práticas de auditoria governamental desenvolvidas pelo TCE-RS recebeu pontuação média  de 2,86 numa escala máxima de 3 pontos. De acordo com o diagnóstico,  a função de controle externo exercida pelo TCE/RS se encontra em um nível de desenvolvimento alto.

O exame, finalizado em 17 de agosto, foi conduzido por especialistas do BID e avaliou os esforços voltados à modernização do Tribunal, bem como seu modelo de gestão, e a padronização e gerenciamento das rotinas de trabalho, tendo em vista crescente demanda pela legitimidade e efetividade do controle externo.

O BID destacou, ainda, o elevado desenvolvimento de sistemas informatizados no Tribunal de Contas “que facilitam a obtenção de informações relevantes e oportunas para as ações de planejamento e programação dos trabalhos de auditoria e fiscalização”, sublinhando, também, a disponibilização, no portal da instituição, “de informações que visam dar transparência às ações de gestão pública à sociedade”.

Priscila Oliveira – Assessoria de Comunicação Social

Fonte:http://www2.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/administracao/gerenciador_de_conteudo/noticias/BID%20credencia%20TCE-RS%20para%20realizar%20auditorias%20independentes

Leave a Reply