Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Angélica Guimarães é empossada no cargo de conselheira do TCE-SE

Posse_TCE-SEA ex-deputada estadual Maria Angélica Guimarães Marinho foi empossada na manhã desta quinta-feira, 22, no cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Em sessão especial ocorrida no Pleno da Corte de Contas, a nova integrante do colegiado passou a ocupar a vaga aberta em decorrência da aposentadoria do conselheiro Reinaldo Moura.
Indicada pela Assembleia Legislativa (Alese) por unanimidade, Angélica Guimarães foi nomeada por meio de decreto assinado pelo governador Jackson Barreto e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 02. Antes de ingressar no TCE, a nova conselheira exerceu quatro mandatos no parlamento sergipano, sendo dois como presidente.
Após prestar juramento, a conselheira foi saudada pelo conselheiro-presidente Carlos Pinna, que destacou sua vasta experiência administrativa, “aspecto imprescindível para que mulheres e homens públicos possam exercer o cargo de conselheiro”. Da mesma forma avaliou o subprocurador Luis Alberto Meneses, que foi o responsável por saudar a conselheira como representante do Ministério Público Especial junto ao TCE.
Já em seu discurso, Angélica Guimarães enalteceu a qualidade do corpo técnico do TCE. “A certeza da boa qualificação do quadro funcional desta Casa não nos permite qualquer preocupação quanto à continuidade no desempenho das tarefas”, observou a ex-deputada, fazendo referência ao conselheiro-substituto Francisco Evanildo de Carvalho, que ocupou a vaga de forma interina.
“Sei da dedicação e, acima de tudo, do imenso prazer que permeia esta Casa no sentido de orientar os gestores públicos”, acrescentou a nova conselheira, dizendo que buscará exercer suas funções de forma pedagógica, priorizando a orientação, mas sabendo estabelecer limites. “Fiquem certos que esta conselheira que chega vai tratar a nova missão com o esmero e vigor de uma autêntica servidora pública em início de carreira”, destacou.
Na sessão especial compuseram ainda o colegiado os conselheiros Clóvis Barbosa (vice-presidente), Carlos Alberto Sobral de Souza e Luiz Augusto Ribeiro, bem como os conselheiros-substitutos Francisco Evanildo e Rafael Fonsêca.
Já entre as autoridades presentes estiveram o governador Jackson Barreto; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zé Franco; o procurador-geral de Justiça, José Rony Silva Almeida; o prefeito de Aracaju, João Alves Filho; os senadores Eduardo Amorim e Maria do Carmo; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Vinícius Porto; o procurador-geral do Estado, Arthur Borba; e o ex-governador Albano Franco; além de diversos deputados estaduais, vereadores, prefeitos, secretários municipais e de Estado.

Mais recentes

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

34 anos de Atricon: nova sede amplia a capacidade de atendimento ao Sistema Tribunais de Contas

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

Leia também

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

O evento reuniu conselheiros, conselheiros substitutos, ministros, auditores, servidores e representantes dos Tribunais de Contas de todas as regiões brasileiras e também de Cortes internacionais, além de autoridades dos Poderes da República.

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Durante o seu pronunciamento, o presidente Edilson Silva disse que é necessário pressionar e, ao mesmo tempo, apoiar os gestores públicos para transformar a realidade atual por meio da cooperação.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

O Plenário da Câmara dos Deputados foi espaço para sessão solene em homenagem aos 34 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na…