Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

ATRICON visita TCE/AP e assegura apoio ao colegiado

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) está funcionando normalmente e isso é o mais importante nesse momento. Essa foi a avaliação feita pelo diretor de relações institucionais da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), auditor substituto de conselheiro Luiz Henrique Lima, após visita de dois dias (7 a 8).

Decisão judicial do STJ afastou cinco conselheiros para julgamento de denúncia. Por esse motivo, foram convocados para assumir temporariamente os auditores substitutos Terezinha de Jesus Brito Botelho, Antonio Wanderler Colares Távora, José Marcelo Santana Neto, Lucival da Silva Alves, pedro Aurélio Penha Tavares.

Lima se reuniu com a presidente em exercício conselheira Maria Elizabeth Picanço, com o conselheiro Ricardo Soares, cinco auditores substitutos de conselheiros e diretores do TCE.

Na pauta da reunião foi tratado a importância do Tribunal para exercer o controle externo no estado. “A instituição, Tribunal de Contas do Amapá é o mais importante nesse momento, e os trabalhos devem continuar. A Atricon vai dar total apoio ao TCE/AP, para que continuem desenvolvendo suas funções normalmente”, afirmou o conselheiro, Luiz Henrique Lima.

Na reunião, os conselheiros explicaram que a partir de 2011 o Tribunal de Contas do Amapá implementou novas atividades desenvolvidas, através da Escola de Contas, com cursos voltados para a capacitação dos jurisdicionados e a sociedade em geral. Foi criada Ouvidoria de Contas, instrumento utilizado para garantir maior proximidade com a comunidade, visando fortalecer o controle social. O Tribunal fortaleceu o controle externo, dando celeridade aos auditorias e fiscalizações nos órgãos públicos do estado.

Mais recentes

TCE-BA lança podcast “Conta pra Gente” e estreia com debate sobre preconceito contra o Nordeste

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 68/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 67/2026

Nota Pública

Atricon participa do primeiro Seminário Brasil-Itália de Direito e Controle, em Lecce

Leia também

TCE-BA lança podcast “Conta pra Gente” e estreia com debate sobre preconceito contra o Nordeste

Produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) por iniciativa da Presidência, o programa busca aproximar a instituição da sociedade, apresentando projetos, ações e debates que ajudam a compreender o papel do controle externo e sua relação com o cotidiano dos cidadãos.

Nota Pública

A Atricon, diante das notícias sobre a operação realizada nesta quinta-feira (29/10) pela Polícia Federal no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), manifesta publicamente sua preocupação com os fatos.

Atricon participa do primeiro Seminário Brasil-Itália de Direito e Controle, em Lecce

Na abertura, o presidente Edilson Silva falou sobre o papel da entidade na articulação do Sistema de Controle Externo brasileiro e sobre a importância da cooperação internacional