Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Aumenta em 60% o atendimento da Ouvidoria do TCM Ceará

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE) registrou no primeiro quadrimestre deste ano 2.484 ações de atendimento via canais de comunicação com o público, conforme estatística produzida pela Ouvidoria do órgão Esse total equivale, praticamente, à metade das manifestações realizadas em todo o exercício de 2014. Isso representa crescimento de 60% se comparado com o mesmo período do ano passado.

Os temas mais frequentes registrados envolveram procedimentos licitatórios, direitos e deveres de servidores públicos, serviços de natureza continuada e consultas a processos. “A média mensal é de 600  atendimentos e, dependendo do assunto abordado, o questionamento é respondido pela própria Ouvidoria ou encaminhado a algum departamento do TCM”, explica a Ouvidora Mariana Vieira.

“O nosso compromisso é de manter uma interlocução permanente com a sociedade”, diz o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, acrescentando que essa atividade oferece “as condições ideais ao aprimoramento dos  serviços que prestamos, considerando que esse tipo de atuação produz efeitos objetivos ante as reais necessidades dos cidadãos, conduzindo-nos ao ponto direto de resolução”.

O relatório estatístico da Ouvidoria  mostra que 75,76% das manifestações foram de solicitação de informações, seguidas de comunicação de irregularidades (12,32%), consultas (7,85%) e sugestões ou elogios (4,07%). Os dois canais mais utilizados para entrar em contato com o setor foram o e-mail (49,84%) e o telefone (47,50%).

Para entrar em contato com o setor do TCM-CE responsável pelo atendimento ao cidadão existe o tridígito 162, com ligação gratuita de telefone fixo, o e-mail [email protected] e o serviço de agendamento  presencial, pelos números (85) 3218.1522, 3218.2516 ou 3218.1303. Outras formas de contato estão disponíveis em www.tcm.ce.gov.br/ouvidoria/.

Mais recentes

Presidente Edilson Silva aborda atuação dos TCs brasileiros durante seminário internacional em Lisboa

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

30 boas práticas de 28 municípios recebem destaque do TCE-PR em evento do Progov

Leia também

Com apoio da Atricon, livro ensina crianças a lidar com dinheiro e fazer escolhas responsáveis

Por meio de uma narrativa lúdica e acessível, a obra aborda conceitos de educação financeira e estimula reflexões sobre planejamento, consumo consciente, sustentabilidade e solidariedade.

TCU debate ECA Digital e segurança de crianças e adolescentes na internet

Encontro, que ocorre em 20 de outubro, busca discutir os desafios da implementação do ECA Digital, com palestras e painel de especialistas

TCE-PA abre inscrições para o II Prêmio de Jornalismo com foco no PAF Cidadão e com novidade para universitários

As inscrições são gratuitas e começam nesta sexta-feira, 16 de outubro, seguindo até o dia 10 de dezembro de 2026.