Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Comissão do TCE-CE inicia avaliação do Marco de Medição de Desempenho

QATC_TCE-CEA comissão responsável pela autoavaliação do Marco de Medição de Desempenho das Cortes (MMD-TC) do Tribunal de Contas do Ceará se reuniu nesta quinta-feira (30/4) para definir os trabalhos a serem executados, a partir de maio, no âmbito da Corte cearense. O MMD-TC é o instrumento do Projeto Qualidade e Agilidade (QATC) do Tribunais de Contas, coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
“O objetivo é avaliar o nível do TCE Ceará, de acordo com o indicador de qualidade e celeridade dos Tribunais. Ao final, será dada uma pontuação, que vai de zero a 10”, explicou Felipe Koury, um dos integrantes da Comissão, também composta pelos analistas de controle externo Alexsandre Silva, Auriço Oliveira e Wesmey da Silva. A reunião contou, também, com a participação da chefe de Gabinete da Presidência, Aline Mota.
Durante o encontro, foi apresentada à Comissão a didática de trabalho. Serão mais de 500 critérios a serem avaliados. Uma nova reunião ficou agendada para a próxima quinta-feira (7/5), quando será definido o cronograma de trabalho a ser aplicado em todos os setores do TCE Ceará. Posteriormente, haverá a apresentação de todo o projeto para os gestores da Corte cearense.
Treinamento
Em março/2015, o O TCE Ceará participou do Treinamento das Comissões de Avaliação dos Tribunais de Contas, em Recife (PE). É papel das Comissão coordenar a aplicação do MMD-TC na Corte do Ceará, envolvendo os líderes e servidores responsáveis pelas áreas, produtos e atividades avaliadas, até o mês de agosto próximo. De agosto a setembro, uma Comissão, constituída de membros e técnicos de TCs, designada pela Atricon, irá visitar as Cortes para promover a garantia de qualidade de todo o processo de avaliação.
Após a consolidação dos resultados, a Atricon divulgará versão atualizada do Diagnóstico de Qualidade e Agilidade das Cortes de Contas, durante o XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, previsto para dezembro deste ano.
Resolução 01/2015 da Atricon que regulamenta a aplicação do MMD-TC, no Âmbito do Projeto QATC

Mais recentes

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

TCE-PB institucionaliza Programa LiberTCE para incentivar a leitura e a ressocialização nos presídios

Edilberto Pontes, diretor da Atricon, será homenageado por mestrandos da FGV

TCE-AC participa de lançamento de ações do CNJ para reduzir superlotação e ampliar oportunidades de trabalho nos presídios

Leia também

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.

TCE-PB institucionaliza Programa LiberTCE para incentivar a leitura e a ressocialização nos presídios

O projeto existe no TCE-PB desde 2019 e, com a aprovação da resolução, passa a ter caráter permanente. A iniciativa prevê a arrecadação gratuita e voluntária de livros doados por pessoas físicas e jurídicas, membros e servidores do Tribunal, entre outros.