Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Conselheiro emérito do TCE-PB lança obra biográfica de Ernani Sátyro

A Fundação Casa de José Américo vai sediar, na próxima terça-feira (4), às 18 horas, o lançamento de “Ernani Sátyro – Amigo Velho”, a mais completa das obras biográficas já editadas na Paraíba. Com 700 páginas, o livro, que tem a autoria do conselheiro emérito do TCE-PB, escritor e historiador Flávio Sátiro Fernandes, retrata aquele que foi um dos nomes mais icônicos dos meios culturais e políticos do Nordeste brasileiro.

Romancista, poeta, ensaísta, cronista e orador de reputação nacional, Ernani Sátyro somou aos muitos atributos intelectuais uma larga e respeitada atuação política e jurídica. Foi deputado estadual, deputado federal, governador da Paraíba e ministro do Superior Tribunal Militar, no transcurso de mais de 50 anos de vida pública.

O livro é o primeiro volume de uma biografia que abrange o período de vida e a atuação de Ernani Sátyro desde a infância até a queda do presidente João Goulart.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e, também, da Academia Paraibana de Letras, o autor Flávio Sátiro Fernandes nada esqueceu. Sua longa e completa narrativa inclui, portanto, os sucessivos episódios da história republicana dos quais Ernani Sátiro foi partícipe.

Com informações de Frutuoso Chaves.

Mais recentes

TCE-BA lança podcast “Conta pra Gente” e estreia com debate sobre preconceito contra o Nordeste

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 68/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 67/2026

Nota Pública

Atricon participa do primeiro Seminário Brasil-Itália de Direito e Controle, em Lecce

Leia também

TCE-BA lança podcast “Conta pra Gente” e estreia com debate sobre preconceito contra o Nordeste

Produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) por iniciativa da Presidência, o programa busca aproximar a instituição da sociedade, apresentando projetos, ações e debates que ajudam a compreender o papel do controle externo e sua relação com o cotidiano dos cidadãos.

Nota Pública

A Atricon, diante das notícias sobre a operação realizada nesta quinta-feira (29/10) pela Polícia Federal no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), manifesta publicamente sua preocupação com os fatos.

Atricon participa do primeiro Seminário Brasil-Itália de Direito e Controle, em Lecce

Na abertura, o presidente Edilson Silva falou sobre o papel da entidade na articulação do Sistema de Controle Externo brasileiro e sobre a importância da cooperação internacional