Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Conselheiros do TCE-MT participam de 15º módulo de capacitação técnica

Os conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso participaram nesta quinta-feira (30/8) do 15ª módulo da Capacitação Permanente. A aula foi ministrada pelo especialista em Direito Previdenciário e professor da Pontifícia Universidade Católica, Wagner Balera.

Foram discutidas a natureza jurídica e as reformas constitucionais dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Além disso, o equilíbrio financeiro e atuarial de tais instituições foram um dos pontos centrais trabalhados, uma vez que são itens avaliados pela equipe técnica do TCE-MT na análise dos processos de prestação de contas. “Os RPPS merecem uma atenção especial por se tratar da seguridade social”, disse o facilitador.

O conselheiro presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, destacou a importância da discussão sobre o Sistema Previdenciário. “O tema é de interesse de toda a sociedade, e nós que julgamos as contas dos RPPS temos a obrigação de estarmos atualizados com a legislação e a boa técnica do setor”, afirmou Novelli.

Wagner Balera é professor titular de Direitos Humanos e Direito Previdenciário da Faculdade de Direito da PUC-SP, livre-docente em Direito Previdenciário, doutor em Direito das Relações Sociais e mestre em Direito Tributário pela mesma instituição.

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.