Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Despesas vinculadas

Por Edilberto Pontes - Conselheiro do TCE-CE

Despesas vinculadas, um debate a ser aprofundado

Edilberto Pontes – Conselheiro Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará

Uma das discussões mais acaloradas no âmbito da Proposta de Emenda à Constituição 186, que foi aproveitada para aprovar um conjunto de medidas visando a enfrentar o recrudescimento da pandemia, tratou da desvinculação de receitas para saúde e educação.

Pela regra atualmente vigente, Estados e Municípios devem gastar, das receitas de impostos, 25% na manutenção e desenvolvimento do ensino. Para a saúde, Estados devem gastar no mínimo 12% das receitas de impostos e os Municípios, 15%.

A União desvinculou esses percentuais, que eram de 18% e 15%, quando aprovou a Emenda à Constituição 95, no fim de 2016. Desde então passou a reajustar anualmente os valores efetivamente gastos em 2016 pelo percentual da inflação.

Há uma reclamação frequente de gestores e legisladores de que o orçamento público é muito engessado, de que a cada ano praticamente não há espaços para tomada de decisões, de revisão de prioridades, de novas escolhas políticas.

É como se os constituintes de 1988 tivessem decidido o que é relevante, restringindo fortemente as decisões das futuras gerações.

A grande vantagem das vinculações é o planejamento de longo prazo. Como se assegura um percentual mínimo para áreas prioritárias, é possível planejar ações para os anos seguintes, com razoável previsibilidade.

A grande desvantagem é que a sociedade muda, as prioridades se alteram. A mudança do perfil demográfico, por exemplo, exige mudança dos gastos públicos. Muitas pequenas e médias cidades têm convivido com êxodo dos mais jovens.

Há poucas crianças e, consequentemente, menor necessidade de escolas. Outras cidades, ao contrário, receberam grande número de jovens e crianças e precisam expandir a oferta de educação.

Os 25% obrigatórios serão insuficientes para as segundas, mas poderão ser demasiados para as primeiras, que precisariam gastar mais em saúde e em assistência a idosos, por exemplo, mas não poderão fazê-lo.

O Congresso Nacional em boa hora recuou da proposta. O contexto de uma pandemia certamente não é adequado para uma discussão fundamental, mas que precisa ser muito amadurecida, para não representar um retrocesso.

 

Mais recentes

Atricon apresenta proposta para ampliar transparência nas contratações públicas de eventos

Congresso Internacional discute o papel estratégico dos TCs na gestão pública

TCE-PB: Seminário tem nas ações culturais um motor do desenvolvimento econômico

Presidente Edilson Silva recebe Medalha Cunha Pedrosa do TCE-PB 

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 62/2026

Leia também

Quando a cultura entra pela porta do Tribunal

Josias Gomes é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA)

O controle de sustentabilidade exercido pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia: A experiência do Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (PAIC)

Renata Fabris P. Gurjão é membro fundadora e Tesoureira do Instituto Rondoniense de Direito Administrativo (IRDA)

Além da estratégia: o papel da cultura na capacidade de gerar resultados