Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Educação de A a Z destaca principais ações do CTE-IRB

O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) lançou o “Educação de A a Z”, um relatório das ações desenvolvidas entre 2018 e 2021. A elaboração de estudos, diagnósticos, pesquisas e orientações aos Tribunais de Contas fizeram parte das atividades desempenhadas pelo CTE-IRB, além da implantação de projetos-pilotos e a proposição de parâmetros de controle que pudessem ser replicados pelos órgãos de controle brasileiros. Acesse aqui: https://projetoscte.irbcontas.org.br/wp-content/uploads/2021/11/relatorio-EDUCACAO_DE_AZ-4versao08nov.pdf.

De acordo com o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, o atual cenário da educação pública nacional é desafiador por diversos motivos, e a pandemia da Covid-19 trouxe ainda mais dificuldades, expondo sobremaneira as desigualdades sociais que impõem severos obstáculos para toda a comunidade escolar. “Essa nova realidade exige dos órgãos de controle iniciativas de colaboração, orientação e acompanhamento das ações dos gestores públicos. A educação, como toda política de longo prazo, precisa de investimentos contínuos para que possa se consolidar e prosperar. Desejo que o trabalho desenvolvido pelo CTE-IRB possa servir de base e de estímulo para outras iniciativas”.

As atividades tiveram o apoio e a participação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom). A publicação, organizada em verbetes, contempla, de forma sintética, as principais ações desenvolvidas. Nos últimos dois anos, as iniciativas estiveram centradas na mitigação dos efeitos da pandemia na educação e na mobilização dos órgãos de controle, dos gestores públicos e da sociedade em torno do tema.

Texto: Priscila Oliveira

Mais recentes

Vice-presidente Joaquim de Castro representa a Atricon em homenagem ao conselheiro Edilberto Pontes

Atricon e IRB apresentam projetos ao Tribunal de Contas da Região Autónoma dos Açores, em Portugal

Iniciativa do TCE-MG gera economia de R$ 804 milhões aos cofres públicos

Diretor Saulo Mesquita representa a Atricon na abertura do seminário do Progov

Auditoria do TCE-MG aponta déficit de planejamento e integração nas políticas para a Primeira Infância em Minas Gerais

Leia também

Vice-presidente Joaquim de Castro representa a Atricon em homenagem ao conselheiro Edilberto Pontes

A Medalha Mérito da Corte de Contas, a mais alta honraria do Tribunal de Contas do Ceará, foi concedida ao conselheiro Edilberto Pontes, diretor de Tecnologia e Inovação da Atricon, em reconhecimento à sua atuação no Sistema TCs.

Atricon e IRB apresentam projetos ao Tribunal de Contas da Região Autónoma dos Açores, em Portugal

Comitiva brasileira apresentou o Programa Nacional de Transparência Pública, o Marco de Medição de Desempenho e Impacto dos TCs e o Manual de Linguagem Simples. A instituição portuguesa manifestou interesse em cooperação técnica e em um possível projeto piloto no arquipélago.

Iniciativa do TCE-MG gera economia de R$ 804 milhões aos cofres públicos

Ao todo, foram mais de 15,5 mil indícios resolvidos com a ação do projeto, que atua de forma preventiva, orientadora e fundamentada em dados na fiscalização da gestão de pessoal dos órgãos e das entidades fiscalizadas.