Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Elaboração do museu da Suframa terá apoio do TCE-AM

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) firmou, na manhã desta quinta-feira (12), uma parceria inédita com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para elaboração do projeto museológico da autarquia.

A parceria foi firmada na sede da Corte de Contas pelo presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, após visita técnica ao Museu do Tribunal, com o superintendente da Suframa, general Algacir Antônio Polsin, acompanhada pelo conselheiro Júlio Pinheiro, e pelo chefe do Departamento de Pesquisa e Memória do TCE-AM, Josetito Lindoso.

“Estamos honrados de poder servir como inspiração para o projeto da construção de um museu no coração da Zona Franca de Manaus, que fará com que a sociedade amazonense conheça e entenda a importância da Suframa e do PIM para o Brasil”, ressaltou o presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello.

A exemplo do museu histórico inaugurado em outubro no TCE, o projeto da Suframa tem o intuito pedagógico e turístico para a capital amazonense.

“Nossa intenção com a construção de um museu na Suframa é contribuir especialmente para o turismo de forma geral. Queremos mostrar não só para a população amazonense como para todo o Brasil, o que é o modelo Zona Franca e quais os benefícios que ele traz para a economia, para a população”, esclareceu o superintendente da Suframa, general Algacir Antônio Polsin.

Uma das motivações para a construção de um espaço museológico da Suframa é mostrar a relação entre passado e o presente e convidar a população para percorrer o caminho de evolução da instituição ao longo das décadas.

“Estamos muito felizes de poder colaborar de maneira efetiva para a realização deste projeto, acredito que essa parceria institucional trará bons frutos para ambos os órgãos e pode se tornar futuramente muito valiosa para os interesses públicos”, afirmou o responsável técnico do museu do TCE, Josetito Lindoso.

Texto: Giovanna Andrade

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.